Na escola ou no
cursinho, onde temos a possibilidade de lermos, verificarmos e analisarmos as
correções que professores e corretores fazem em nossas redações, podemos
refletir acerca de nossos erros e temos uma segunda chance, na revisão e,
posteriormente, na reescrita, de corrigir os nossos desvios.
Infelizmente,
depois de fazermos a prova de redação do ENEM ou de qualquer outro vestibular
ou concurso, não temos esta chance. O Exame Nacional do Ensino Médio, como
uma exceção, libera aos candidatos o espelho da correção da redação
enquanto que, as demais provas, liberam apenas as notas finais.
Gostaríamos que, em
casa, cada leitor reescrevesse esse texto a fim de refletir não sobre
possíveis desvios, mas também em alternativas de escrita sem alterar os
efeitos de sentido.
Na próxima semana,
iremos escrever sobre esta reescrita e suas inúmeras possibilidades. Vamos
lá?
Quadro Negro
Se
para Monteiro Lobato um país se faz de homens e livros, para os governantes
diferente não poderia ser. O papel da leitura na formação de um indivíduo é
de notória importância. Basta-nos observar a relevância da escrita até mesmo
na marcação histórica do homem, que destaca, por tal motivo, a pré-história.
Em uma esfera mais prática, pode-se perceber que nenhum grande pensador fez-se uma exceção e não deixou seu legado através da escrita, dos seus livros, das anotações. Exemplos não são escassos: de Aristóteles a Nietzsche, de Newton a Ohm, sejam pergaminhos fossilizados ou produções da imprensa de Gutenberg, muito devemos a esses escritos. Desta forma, iniciarmos o nosso processo de transformação adquirindo tamanha produção intelectual que nos é disponibilizada.
A
aquisição de idéias pelo ser humano apresenta um grande efeito colateral: a
reflexão. A leitura é capaz de nos oferecer o poder de questionar, sendo a
mesma freqüente em nossas vidas. Outrossim, é impossível que a nossa visão do
mundo ao redor não se modifique com essa capacidade adquirida.
Embora a questão e a dúvida sejam de extrema importância a um ser pensante, precisam ter um curto prazo de validade. A necessidade de resposta nos é intrínseca e gera novas idéias, fechando, assim, um círculo vicioso, o qual nos integra e nunca terminamos de transformar e sermos transformados.
A leitura é a base
para o desenvolvimento e a integração na sociedade e na vida, porquanto viver
não é apenas respirar. Se Descartes estiver certo, é preciso pensar.
Pensando, poderemos mudar o quadro negro do país e construir o Brasil de
Monteiro Lobato: quadro negro apenas na sala de aula, repleto de idéias,
pensamentos, autores, repleto de transformação e de vida.
*CAMILA DALLA POZZA
PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual
de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo
funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação.
Foi corretora de redação em importantes universidades públicas. Além disso,
também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos,
inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).
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Posted: 17 Mar 2016 02:53 PM PDT
Em: https://www.infoenem.com.br
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