quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

MEC Lançará Sisu Para Vagas Remanescentes

Posted: 07 Dec 2015 05:40 AM PST

Na última sexta-feira, 4 de dezembro, o Ministério da Educação (MEC) anunciou, através do ministro Aloísio Mercadante, que deve lançar uma plataforma semelhante ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o preenchimento de vagas remanescentes.
De acordo com ele, a justificativa para a criação da ferramenta online é o número excessivo de vagas ociosas nas instituições públicas de ensino superior brasileiras (universidades e institutos federais): há pelo menos 114 mil carteiras desocupadas.
Mercadante também esclarece que, se as instituições estaduais e municipais (que não foram contabilizadas) também aderirem ao novo sistema, a quantidade de postos sobe para 150 mil.
O ministro ainda explicou que o principal objetivo com a criação do “Sisu para vagas remanescentes” é aproveitar ao máximo a verba destinada para as vagas disponibilizadas, uma vez que a estrutura já está pronta:
Nós queremos todas essas vagas preenchidas com um critério transparente, republicano e meritocrático de acesso. Para isso, vamos mudar o mecanismo de repasse de verba para as instituições federais. O MEC não repassará recurso por vaga, mas sim por matrícula efetivamente realizada. Com o mesmo recurso que nós temos hoje, podemos ter 100 mil alunos a mais nas universidades federais.
Os critérios para seleção serão definidos no próximo dia 17, em reunião de representantes do MEC com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Entre eles, teremos o resultado dos concorrentes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); o aproveitamento acadêmico na instituição atual do estudante; a qualidade do curso para o qual se quer fazer a transferência, se o aluno é da região onde está a instituição pretendida ou se já é graduado.
A previsão de lançamento do ambiente virtual é para o primeiro semestre letivo do ano que vem.
Fonte: Portal MEC


Postado em: https://wwwinfoenem.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário