quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Entenda a Utilização da Lei dos Senos e dos Cossenos

Posted: 08 Dec 2015 08:42 AM PST

Dentre os conteúdos da matemática, a trigonometria é certamente um assunto que é um dos mais cobrados em qualquer vestibular. Com o aumento da quantidade de questões interdisciplinares na prova do Enem, cujas questões costumam solicitar o conhecimento em conteúdos diferentes, a trigonometria ganha cada vez mais espaço, podendo ser uma saída muito eficaz para a resolução de questões em matemática e também da física.
No artigo de hoje, o infoEnem apresenta duas leis de suma importância na trigonometria, a lei dos senos e a lei dos cossenos, que se tornarão seguramente duas das suas ferramentes mais importantes na hora de resolver questões de exatas. Vamos lá?
Lei dos Senos
Para a lei dos senos, iremos considerar um triângulo qualquer inscrito em uma circunferência de raio R, como o da figura abaixo:
seno_cosseno
A lei dos senos conduz a uma relação entre as medidas dos lados do triângulo, o seno de seus ângulos opostos e o raio das circunferências. Equacionando a lei temos que:
seno_cosseno1
A forma de aparição mais comum desta lei é quando em triângulo, são conhecidos os seus ângulos e a medida de apenas um lado. Assim, a lei dos senos pode ser aplicada para a determinação dos demais lados ou até mesmo para a determinação do diâmetro da circunferência em que o triângulo está inscrito.
Lei dos Cossenos
Já na lei dos cossenos, vamos considerar mais um triângulo qualquer, com seus respectivos ângulos representados:
seno_cosseno2
A definição da lei dos cossenos indica que:

a2 = b2 + c2 – 2bc.cos α
b2 = a2 + c2 – 2ac.cos β
c2 = a2 + b2 – 2ab.cos ϒ
Ao contrário da lei dos senos, a lei dos cossenos torna-se importante na obtenção de elementos do triângulo, conhecendo mais lados do que ângulos. Sua aplicação é válida para todos os tipos de triângulo, mas no triângulo retângulo temos uma ocorrência interessante. Considerando o triângulo retângulo a seguir, ao aplicar a lei dos cossenos obtemos:
seno_cosseno3
c2 = a2 + b2 – 2ab.cos ϒ
c2 = a2 + b2 – 2ab.cos 90o
c2 = a2 + b2 – 0
c2 = a2 + b2
Assim, podemos verificar que o teorema de Pitágoras pode ser aplicado como sendo uma variação da lei dos cossenos.
Resumindo:
§  Dois lados e um ângulo: Aplicar a lei dos cossenos.
§  Dois ângulos e um lado: Utilizar a lei dos senos.
Em breve, traremos novamente sobre trigonometria, utilizando o seno de um ângulo qualquer em um triângulo, para calcular a sua área. Bons estudos e até mais!



Postado em: https://wwwinfoenem.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário