Posted: 02 Aug
2015 09:12 AM PDT
Estudar café de
para preciso.
É claro que você
entendeu a minha mensagem aí em cima, certo? Não? Ora, mas as palavras que eu
queria dizer estão todas ali! Por que será que você não compreendeu? Será um
problema seu? Ou meu?
Bem, o problema é
da frase: nela falta uma ordem lógica (a sintaxe), que estabelece o ‘rumo’ da
mensagem, a função e o significado dos termos, em linguagem técnica, falta o
que se chama ‘gramaticalidade’. E que diabos é ‘gramaticalidade’?
Segundo o
dicionário Houaiss, é “característica de uma sentença gramatical, ou seja,
aquela que foi gerada pelas regras da gramática de uma língua”.
“Então preciso
saber de cor todas as regras da Gramática para escrever bem?” você poderá
perguntar. E a resposta é “Não necessariamente!” Se eu afirmasse que sim,
seria o mesmo que garantir que após decorar toda a Gramática do italiano, por
exemplo, eu estaria habilitado a sair por aí me comunicando em italiano e
sabemos que isso não acontece. Só o conhecimento da Gramática ou a aplicação
automática das suas regras não garante a produção de um bom texto, mas
podemos dizer que a gramática é o esqueleto do idioma.
Fazendo uma
analogia com a construção civil: alguém pode até levantar uma casa apenas
assentando tijolo sobre tijolo e colocando um telhado por cima, mas sem os
cálculos estruturais, possivelmente a obra iria ao chão mais cedo ou mais
tarde. A Gramática é essa estrutura que serve para manter firme a mensagem e
comunicar claramente para o receptor (leitor ou ouvinte) aquilo que temos em
mente.
Outro exemplo?
Compare as frases abaixo:
O mecânico cheirava
a gasolina.
E
O mecânico cheirava
à gasolina.
O que dizer delas?
Ambas erradas? Ambas correta? Uma certa e outra errada?
Acertou que disse
que ambas estão corretas. Mas elas não dizem a mesma coisa. Para informar que
o mecânico sentia o cheiro da gasolina eu não uso o acento de crase, mas para
dizer que o mecânico exalava o odor da substância, eu preciso acrescentar o
acento. E é a Gramática que vai me ajudar a decidir.
Nesta coluna, nosso
objetivo não é fornecer as regras da Gramática, pois isso pode ser obtido em
qualquer bom livro sobre o assunto. A intenção é abordar as principais
dificuldades que surgem no momento em que estamos redigindo, além de mostrar
a aplicação prática de alguns tópicos que geralmente são abordados nas aulas
de gramática de maneira isolada, sem sentido para o aluno na maior parte das vezes.
Até a próxima
semana!
Margarida Moraes é formada em
Letras pela Universidade de São Paulo (USP), onde também concluiu seu
mestrado. Mais de 20 anos de experiência, corretora do nosso sistema de
correção de redação e responsável pela resolução das apostila de Linguagens e
Códigos do infoenem, a professora é colunista de gramática do nosso portal .
Seus textos são publicados todos os domingos. Não perca!
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