Posted: 09 Aug 2015 05:35 AM PDT
Crase ‘pra’ que?
Antes de chegar a uma resposta para
essa questão, vamos esclarecer um ponto importante:
Crase NÃO é o acento
que colocamos sobre o A!
Então, é o quê, afinal? Bem, para
entender o conceito, vamos fazer uma ‘regressão’ para conhecer a origem do
termo:
CRASE vem da palavra grega κράσις
(krásis), que significa ‘fusão’, ou seja, a junção de elementos e, no caso
específico da Língua Portuguesa, a junção de duas vogais iguais. Pode ocorrer
ao longo da evolução das palavras (num recorte diacrônico do idioma), como
observamos na passagem de algumas palavras do Latim ao Português:
Ou ainda num recorte sincrônico
(observando só a versão atual do idioma), quando ‘encavalamos’ as duas vogais e
pronunciamos só uma:
“Querida amiga” acaba sendo pronunciado
“queridAmiga” – essa é a crase no plano da sonoridade.
Existe também a crase na poesia. Quando
separamos as sílabas poéticas de um verso (a chamada ‘escansão’ do verso), pode
ocorrer de duas vogais, uma tônica e uma átona, de palavras diferentes, ficarem
na mesma sílaba. Observe estes versos de Vinícius de Moraes:
(…) Mai/o/r a/mor/ nem/ mai/s
es/tra/nho e/xis/te
Que o/ meu/, que/ não/ so/sse/ga a/coi/sa a/ma/da (…)
Que o/ meu/, que/ não/ so/sse/ga a/coi/sa a/ma/da (…)
Aqui temos duas crases, o final de
‘sossega’ que ‘gruda’ no artigo ‘a’ e o final de ‘coisa’ que emenda com o
início de ‘amada’.
Agora, a crase que tira o sono de muita
gente é a crase gramatical. Essa pode ser a fusão:
- da preposição A com o artigo A; ou
- da preposição A com o pronome demonstrativo A; ou ainda
- da preposição A com a primeira letra dos pronomes demonstrativos AQUELE(S)/ AQUELA(S)/ AQUILO.
Podemos então responder à (crase!)
pergunta inicial, ou melhor, reformular a pergunta inicial e então responder:
Acento grave ‘pra’ quê? Para indicar
que ali existem duas letras iguais que se fundiram e passamos a escrever e a
pronunciar como se fosse somente uma (sim! Pronunciamos como uma só!!! Não
fale ‘vou AA feira’, pois já fundimos as duas justamente para ‘economizar o
esforço’ de pronunciar duas coisas iguais!)
Esclarecidos os fundamentos – a
diferença entre o conceito e o acento, já estamos aptos a passar para os casos
práticos… na próxima semana!
Até a próxima!
Margarida Moraes é formada em Letras
pela Universidade de São Paulo (USP), onde também concluiu seu mestrado. Mais
de 20 anos de experiência, corretora do nosso sistema de correção de redação e
responsável pela resolução das apostila de Linguagens e Códigos do infoenem, a
professora é colunista de gramática do nosso portal . Seus textos são
publicados todos os domingos. Não perca!
Postado em: https://www.infoenem.com.br
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