Posted: 30 Jul 2015 11:19 AM PDT
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Ao longo do trabalho de avaliação e
correção no Curso de Redação do
infoEnem, venho percebendo algumas tendências equivocadas de alguns alunos ao
escreverem suas dissertações-argumentativas e, duas delas, é a falta de
objetividade e de clareza ao tratarem dos temas das propostas de redação.
Vários alunos pensam que empregar
palavras pouco usuais ou escrever de modo “difícil” e rebuscado é o mais
adequado, pois pode chamar a atenção do corretor e demonstrar uma possível
complexidade, mas isso é um equívoco. Na grande maioria das vezes, essa escrita
complicada resulta em falta de objetividade e clareza, pois o texto fica
circular, isto é, não nos diz nada no fim das contas e deixa o leitor com
lacunas e dúvidas.
Neste sentido, mesmo que brevemente,
por questões de espaço, tudo deve ser explicado e justificado ao seu leitor; o
candidato nunca deve pressupor que seu leitor saiba do que está sendo posto nem
é obrigado a adivinhar o que o autor quis dizer. Para tanto, organização e
planejamento são fundamentais para que a dissertação-argumentativa
desenvolva profundamente, sem ultrapassar o limite de linhas, a tese do autor
de modo objetivo e claro ao leitor.
Outro equívoco cometido por alguns
alunos é escrever de um modo muito abrangente, quase filosófico quando,
na verdade, normalmente, os temas das propostas de redação do Enem são temas
situados no contexto social, histórico, político e cultural brasileiro e não no
âmbito mundial, internacional. O mais adequado é contextualizar o tema no
cenário brasileiro e não falar em “sociedades humanas”, em “civilização”, “ser
humano” etc.
As primeiras propostas de redação do
Enem eram, de fato, abrangentes, mas já há muito tempo elas são mais
específicas e restritas ao Brasil e isso deve ser levado em consideração no
momento da produção textual a fim de cumprir o tema e de demonstrar compreensão
da proposta de redação como um todo.
Portanto, simplicidade,
objetividade, clareza e contextualização são quatro aspectos essenciais que
não podem e não devem ser esquecidos pelos candidatos ao Enem 2015.
Até mais!
*CAMILA DALLA POZZA
PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual
de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções
relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi
corretora de redação em importantes universidades públicas. Além disso, também
participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive
prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).
Postado em: https://www.infoenem.com.br
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