quarta-feira, 15 de julho de 2015

Análise de Questão do Enem Sobre Romantismo Brasileiro

Posted: 15 Jul 2015 09:43 AM PDT

Temos estudado os períodos literários do Brasil e vimos ontem que o Romantismo foi o primeiro movimento pós Independência e que, por isso, carrega o nacionalismo como uma de suas características mais fortes.
Agora, vamos analisar esse traço marcante melhor através de uma questão do Enem 2012 sobre o José de Alencar, um dos principais escritores romancistas, e suas obras. A resolução da questão foi retirada das Apostilas para o Enem 2015, cujas questões de Linguagens (exceto Língua Estrangeira) foram comentados pela Profª Margarida Moraes, formada pela USP.
Dica: Primeiramente, resolva a questão e, em seguida, confira a resolução para fixar o conteúdo!
Enem 2012 – Caderno Amarelo – Questão 134
“Ele era o inimigo do rei”, nas palavras de seu biógrafo, Lira Neto. Ou, ainda, “um romancista que colecionava desafetos, azucrinava D. Pedro II e acabou inventando o Brasil”. Assim era José de Alencar (1829-1877), o conhecido autor de O guarani e Iracema, tido como o pai do romance no Brasil. Além de criar clássicos da literatura brasileira com temas nativistas, indianistas e históricos, ele foi também folhetinista, diretor de jornal, autor de peças de teatro, advogado, deputado federal e até ministro da Justiça. Para ajudar na descoberta das múltiplas facetas desse personagem do século XIX, parte de seu acervo inédito será digitalizada.
História Viva, n.° 99, 2011.
Com base no texto, que trata do papel do escritor José de Alencar e da futura digitalização de sua obra, depreende-se que
a)      a digitalização dos textos é importante para que os leitores possam compreender seus romances.
b)      o conhecido autor de O guarani e Iracema foi importante porque deixou uma vasta obra literária com temática atemporal.
c)      a divulgação das obras de José de Alencar, por meio da digitalização, demonstra sua importância para a história do Brasil Imperial.
d)     a digitalização dos textos de José de Alencar terá importante papel na preservação da memória linguística e da identidade nacional.
e)      o grande romancista José de Alencar é importante porque se destacou por sua temática indianista.

RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS
Alternativa D
O texto descreve inúmeras outras facetas de José de Alencar, além daquela mais conhecida, a de romancista (ele era também político – ocupou uma cadeira no Legislativo como deputado e defendia a escravatura, em oposição a José do Patrocínio, ensaísta – defendia o nacionalismo). Pelo fato de ter exercido todas essas as atividades e funções citadas no texto, a digitalização de sua obra é justificada e como “acabou inventando o Brasil”, sua obra tem importância na preservação da memória (linguística e histórica) e na identidade nacional.


Postado em: https:www.infoenem.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário