Posted: 21 May 2015 12:07 PM PDT
Das cinco competências avaliadas na
correção da prova de redação do Enem, a segunda e a terceira são intimamente
ligadas, pois dizem respeito ao modo como o candidato escreve o seu texto e,
assim, podemos dizer que essas competências avaliam holisticamente, ou seja,
analisam a qualidade com que a redação foi escrita.
A segunda competência, além de
verificar se o candidato domina a estrutura composicional da dissertação-argumentativa, também analisa se ele
compreendeu a proposta de redação e aplicou conceitos de várias áreas do
conhecimento a fim de desenvolver o tema. Compreender a proposta de redação
significa compreender o tema proposto e identificar o recorte temático
estabelecido pela coletânea de textos motivadores. Em provas de produção
textual, não só do Enem, mas dos demais vestibulares e concursos, esse é o
primeiro passo para se sair bem.
Para a banca elaboradora da proposta de
redação do Enem, os textos da coletânea são chamados de “motivadores” porque
possuem o papel de apresentar o tema ao candidato e de inspirá-lo e motivá-lo
e, assim, textos muito presos à coletânea, limitados aos seus textos, não
atingem a autonomia e a autoria, já que não são textos singulares.
Deste modo, é de fundamental
importância o candidato ao Enem e aos demais vestibulares entender que deve-se
cumprir o tema da proposta de redação, obedecendo o recorte temático
estabelecido pela coletânea de textos motivadores, mas não os copiando nem
extrapolando seus limites. Muitas pessoas pensam que não se prender aos textos
motivadores significa ir além do que a proposta contempla, o que não é verdade.
A coletânea deve servir de inspiração, mas não deve-se abordar aspectos que ela
não aborda.
Podemos ter como exemplo uma proposta
de redação que tenha como tema a gravidez na adolescência cuja coletânea
contemple as estatísticas de meninas adolescentes que engravidam ao longo de um
determinado período de tempo, o contexto social e familiar desses jovens, as
consequências na vida escolar dos jovens pais (principalmente da mãe), o
impacto psicológico sofrido, a reação dos garotos que tornam-se pais e como
eles reagem a esse novo papel e como as jovens mães se veem nessa nova função
até então praticada apenas na brincadeira, com bonecas.
O candidato que, diante dessa proposta
de redação e desse recorte temático, escrever uma dissertação-argumentativa que
aborde, quase que exclusivamente, as adolescentes que abortam no mínimo
tangenciou o tema e corre o sério risco de ser avaliado como um candidato que
fugiu ao tema, já que nenhum texto motivador aborda a questão do aborto.
Obviamente é um aspecto que pode ser levado em consideração e discutido em um
parágrafo que trate das possíveis consequências e saídas encontradas pelas
jovens que engravidam, mas não como fio condutor de todo um texto.
Com este exemplo, esperamos ter deixado
a questão da obediência ao recorte temático da proposta de redação mais clara a
fim de ajudar os candidatos ao Enem a cumprirem o tema em sua totalidade.
Até a próxima semana.
*CAMILA DALLA POZZA
PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade
Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação
exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e
Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas.
Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais
didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).
Postado em:
https://www.infoenem.com.br
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