Posted: 26 May 2015 12:06 PM PDT
Muitas pessoas têm dificuldade em
iniciar um texto. Primeiramente, precisamos entender qual é o objetivo da
introdução de uma dissertação-argumentativa: ela serve para contextualizar o
leitor do tema que será tratado.
Isso é necessário pois devemos escrever
o texto imaginando que qualquer pessoa possa fazer sua leitura, ou seja, deve
ser compreensível a todos e não apenas ao corretor. Dessa forma, não podemos
supor que o leitor da dissertação tenha lido a proposta de redação
anteriormente e saiba qual é o tema.
Há várias formas de contextualizar o
tema para o leitor, isto é, demonstrar brevemente sobre o que dissertaremos.
Podemos fazer isso definindo uma palavra-chave, citando algum pensador ou
especialista, apresentando dados estatísticos, realizando comparações socioeconômicas,
geográficas etc.
Tema: O movimento
imigratório para o Brasil no século XXI (Enem 2012)
Durante, principalmente, a década de
1980, o Brasil mostrou-se um país de emigração. Na chamada década perdida,
inúmeros brasileiros deixaram o país em busca de melhores condições de vida. No
século XXI, um fenômeno inverso é evidente: a chegada ao Brasil de grandes
contingentes imigratórios, com indivíduos de países subdesenvolvidos
latino-americanos.
(Gabriela Araujo Attie)
Tema: Viver em rede no
século XXI: os limites entre o público e o privado (Enem 2011)
Devido à sua natureza social, o ser
humano, durante toda a sua história, dependeu dos relacionamentos para conviver
em comunidade e assim transformar o mundo. Hoje, as redes sociais na internet
adquirem extrema importância, visto que são os principais meios através dos
quais as pessoas se relacionam diariamente.
(Wellington Gomes de Souza)
Percebe-se, nos dois casos, que o
relato histórico citado no início do texto tem relação direta com o tema que é
apresentado logo a seguir. (Emigração em 1980 e imigração no século XXI;
Relacionamentos em “toda a história” e redes sociais atualmente).
Portanto, sempre que realizar uma
introdução por contexto histórico, atente-se se o fato histórico tem relação
com o tema a ser apresentado, evitando, assim, que a introdução fique
desconectada com o restante do texto ou que ocorra fuga ou tangenciamento ao tema.
Na maioria das vezes, isso acontece
porque o estudante deseja mostrar conhecimento de outras disciplinas (no caso,
história) para a banca avaliadora. É comum ver textos citando “Desde os
primórdios”, “Na Antiguidade”, “No tempo das cavernas”, “Na Roma Antiga” etc.
Evite fazer referências assim pois elas são abstratas (não específicas) e muito
provavelmente não terão ligação com o tema e com seu posicionamento.
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