A interlocução em
dissertações-argumentativas (tipo textual requerido pela proposta de redação do
Enem e de demais vestibulares e concursos) já foi tema desta coluna mais de uma
vez (veja aqui), mas como é uma dúvida recorrente entre as mensagens
que os leitores enviam a nós, resolvemos retomá-lo.
Inúmeras discussões
são realizadas entre professores de Língua Portuguesa do ensino básico e
docentes universitários das áreas de língua e linguagem acerca do uso da 1ª
pessoa do singular (eu) em dissertações-argumentativas, mas a verdade
é que a maioria das grades de correção dos vestibulares que pedem esse tipo
textual condenam, digamos assim, a interlocução marcada entre autor e leitor em
dissertações-argumentativas.
Como há esse
deslocamento de uma situação de produção real na qual há uma verdadeira
motivação (como escrever uma carta de leitor para um jornal, um relatório para
a empresa, uma carta aberta para alguma autoridade, um resumo para um
professor, uma entrevista para uma revista etc) para uma situação avaliativa de
uma prova, como é o caso do Enem,deve-se evitar o uso da 1ª primeira do
singular, o uso do imperativo (ordem) e também deve ser evitada a referência da
coletânea de textos motivadores e da proposta de redação em si, já que devemos
nos colocar como autores que possuem a voz do bom senso e da razão que
objetivam convencer um leitor que representa um leitor universal (também
simulado), ou seja, qualquer pessoa que é alfabetizada.
Assim, devemos
evitar o uso da 1ª pessoa do singular e do imperativo para não estabelecermos
uma interlocução com o nosso leitor. Outras marcas que devem ser evitadas
pela mesma razão são as de 2ª pessoa do singular (você, seu, sua, teu, tua etc)
e do plural (vocês, seus, suas, teus, tuas etc).
Além disso, já que
devemos imaginar um leitor universal para as nossas
dissertações-argumentativas, não podemos pressupor que ele conhece a coletânea
de textos motivadores e a proposta de redação em si e, assim, devemos evitar
escrever, por exemplo: “segundo o texto um da coletânea” e “de acordo com a
coletânea de textos motivadores”.
Até a próxima semana!
*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e
mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao
ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em
em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de
avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando
serviço ao Ministério da Educação (MEC).
Postado em:
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