Posted: 13 Apr 2015 09:06
AM PDT
A diversidade da cultura
brasileira é algo bastante cobrado nas provas do Enem e que faz parte dos
Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio de acordo com o Ministério da
Educação (MEC).
Já tratamos no infoEnem,
recentemente, sobre as relações entre diferentes etnias, ou seja, diferenças de
raças e culturas. Para ler mais sobre esse assunto, veja esta matéria.
Esse assunto pode ser
abordado no Enem a partir de diferentes viés, por ser bastante
interdisciplinar. Já mostramos e resolvemos uma questão de Geografia, do
caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias sobre isso. Reveja aqui.
Enem 2009 – Caderno
Azul – Questão 91
Os melhores críticos da
cultura brasileira trataram-na sempre no plural, isto é, enfatizando a
coexistência no Brasil de diversas culturas. Arthur Ramos distingue as culturas
não europeias (indígenas, negras) das europeias (portuguesa, italiana, alemã
etc.), e Darcy Ribeiro fala de diversos Brasis: crioulo, caboclo, sertanejo,
caipira e de Brasis sulinos, a cada um deles correspondendo uma cultura
específica.
MORAIS, F. O Brasil na visão
do artista: o país e sua cultura. São Paulo: Sudameris, 2003.
Considerando a hipótese de
Darcy Ribeiro de que há vários Brasis, a opção em que a obra mostrada
representa a arte brasileira de origem negro-africana é:
RESOLUÇÃO E
COMENTÁRIO
Alternativa A
De acordo com os Parâmetros
Curriculares, é necessário conhecer características fundamentais do Brasil nas
dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir
progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de
pertinência ao País, além de conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio
sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e
nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças
culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras
características individuais e sociais. Desta forma, espera-se que o aluno tenha
conhecimentos de História da Arte, no que tange os Movimentos e Escolas
artísticos, além de conhecimentos de Cultura Afro-Brasileira.
Somente a obra apresentada na
alternativa A apresenta elementos da cultura africana (símbolos religiosos
ligados ao Candomblé). As demais obras apresentam elementos clássicos ou
abstratos.
Postado em:
https://www.infoenem.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário