Posted: 09 Apr 2015 09:19 AM PDT
Não há o que se discutir a respeito da importância da leitura na vida escolar, acadêmica, profissional e social de qualquer pessoa, já que é quase uma redundância dissertar sobre como o ato de ler é fundamental. Na infância, a família deve estimular a leitura por parte dos filhos desde os primeiros anos, chegando à adolescência; a escola é crucial na formação de leitores, pois é por meio dela que adentramos, oficialmente, ao mundo literário e aos mais diversos gêneros e é na esfera escolar onde a leitura passa a ser obrigação, e não somente prazer.
Atualmente,
muitos jovens e adultos afirmam não gostarem de ler e, em consequência, não
terem esse hábito, ou será ao contrário? Pode ser que muitas pessoas não tenham
o hábito de ler e, por isso, não sabem que gostam ou que poderiam gostar de
ler.
O PISA
avalia a leitura em seis níveis e 49,2% dos alunos brasileiros avaliados em
2012 não conseguiram atingir o segundo nível de avaliação, ou seja, esses
jovens não conseguem deduzir informações dos textos lidos nem estabelecer
relações entre partes diferentes de um mesmo texto, competências consideradas
primárias pelos pesquisadores e estudiosos de leitura.
Existe
uma crença, na qual muitos acreditam, de que um leitor assíduo é apenas aquele
leitor que lê obras literárias canônicas, ou seja, livros conceituados e
reconhecidos pela crítica e, consequentemente, valorizados pela escola, mas um
leitor assíduo, na verdade, é aquele leitor que lê jornais, revistas, portais
de notícias na internet, posts em redes sociais, obras técnicas relacionadas ao
seu campo de trabalho e pesquisa etc.
O
importante, no fim das contas, é ler o que gosta, o que interessa, o que chama
a atenção e o que atiça a curiosidade com senso crítico; a criticidade é
fundamental no ato de ler, já que, ao lermos, fazemos juízos de valor e
respondemos ativamente ao que estamos lendo.
Em
relação ao Enem, já cansamos de afirmar, mas nunca é demais repetir, que a
leitura é importante para, em termos da prova de redação, estarmos preparados
para o tema das propostas. A coletânea de textos motivadores não pressupõe que
o candidato conheça profundamente o tema em questão, já que os textos de apoio
o apresentam, mas conhecê-lo um pouco ajuda e muito uma vez que o Enem não
permite a cópia dos textos motivadores, já que busca uma
dissertação-argumentativa autoral e autônoma.
Aos
candidatos do Enem 2015 que se julgam leitores não assíduos,
como estudo, uma dica é reservar
um tempo diário de leitura, de segunda a segunda, para isso tornar-se
um verdadeiro hábito. Esse tempo reservado à leitura nada mais é do que um
treino para se adquirir esse costume. Outra dica é, em cada dia, ler algo
diferente, de um gênero diferente, como por exemplo, da esfera jornalística,
científica, literária, política, econômica etc. Com o tempo, o hábito de ler
passa a fazer parte da rotina e deixa de ser obrigação para voltar a ser
prazeroso.
*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade
Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação
exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e
Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas.
Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais
didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).
Postado em:
https://www.infoenem.com.br
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