A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) apresentou durante
reunião, realizada no auditório da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação
do Estado do Pará (Prodepa), nesta terça-feira, 21, aos gestores de Unidades
Seduc na Escola (USE) e Unidades Regionais de Educação (URE)- estes últimos
através de webconferência- a definição das datas de início do ano letivo 2018.
As aulas foram programadas para começar nas datas de 5 fevereiro e 19 de
fevereiro do próximo ano.
A reunião com gestores faz parte do calendário
quinzenal de alinhamento de informações do nível central da Secretaria com
gestores de USES e URES. Segundo Suely Domont, coordenadora de Matrícula da
Seduc, o calendário foi estabelecido de forma a garantir o cumprimento da
carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas pelo mínimo de 200 dias
de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado à recuperação final ou
outras atividades sem a participação dos discentes.
A programação apresentada também levou em conta a
necessidade de adequação do calendário escolar às peculiaridades locais e
regionais. “Dentre elas, estão a paralisação dos professores de 23 dias ocorrida
este ano, ou seja, as escolas que aderiram à greve terão a data de 19 de
fevereiro para iniciar o ano letivo de 2018,” destacou.
O calendário também levou em conta a observância da
garantia das férias regulamentares e dos 15 dias de recesso escolar.
Segundo a coordenadora de Matrícula, de 2017 para 2018 foram
reduzidos de três para duas as datas de início do ano letivo. “A
intenção é para 2019, se não houver nenhum contratempo, como paralisação, a
unificação do calendário em toda a rede” destacou.
Avaliação de projetos educacionais.
Durante a reunião de gestores da Seduc, a diretora de Ensino
Médio, Joseane Figueiredo, informou aos participantes a realização da Avaliação
de Projetos Educacionais que será realizada na rede estadual no próximo dia 6
de dezembro, ela destacou a importância da mobilização do maior número de
estudantes junto às escolas. “Será papel de vocês gestores, sensibilizarem os
diretores de escolas para que eles possam garantir a mobilização dos estudantes
para esta avaliação dos projetos educacionais”, enfatizou.
A avaliação será direcionada para 48.185 mil alunos dos
anos finais do ensino médio de 280 escolas estaduais, localizadas em 55
municípios paraenses. O objetivo do teste é levantar dados para avaliar o
impacto de projetos educacionais executados no âmbito do Programa de Melhoria
da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica, financiada pelo Banco
Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Marcilene Araújo do Nascimento, gestora da USE 20, que
abrange 23 escolas de Benevides e Marituba, na região Metropolitana de Belém,
que participou da reunião, detalha que as reuniões de gestores são
imprescindíveis para o nivelamento de informações junto aos diretores de
escolas. “Eu venho e ainda trago um técnico da Use para colaborar na
socialização de todas as orientações do nível central lá na ponta entre
diretores, professores e estudantes”, destacou.
Ao final da reunião, a diretora Joseane Figueiredo
orientou os gestores sobre os procedimentos necessários para adesão dos
municípios ao Sistema Educacional Interativo (SEI), uma metodologia
educacional que atenderá alunos concluintes do Ensino Fundamental em
comunidades rurais onde não há oferta do Ensino Médio ou quando a demanda for
superior ao número de vagas oferecidas. É uma solução para ampliar a
oferta de vagas do Ensino Médio em localidades remotas, onde o aceso de
professores é difícil havendo na comunidade demanda de egressos do Ensino
Fundamental, entre outros fatores.
Por Kátia Aguiar, Ascom Seduc
Imagem: Divulgação
Postado em:
http://www.seduc.pa.gov.br/site/seduc/modal?ptg=7962
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