terça-feira, 21 de novembro de 2017

Seduc apresenta calendário escolar 2018 para gestores



ANO LETIVO 2018A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) apresentou durante reunião, realizada no auditório da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), nesta terça-feira, 21, aos gestores de Unidades Seduc na Escola (USE) e Unidades Regionais de Educação (URE)- estes últimos através de webconferência- a definição das datas de início do ano letivo 2018. As aulas foram programadas para começar nas datas de 5 fevereiro e 19 de fevereiro do próximo ano.

 A reunião com gestores faz parte do calendário quinzenal de alinhamento de informações do nível central da Secretaria com gestores de USES e URES. Segundo Suely Domont, coordenadora de Matrícula da Seduc, o calendário foi estabelecido de forma a garantir o cumprimento da carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas pelo mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado à recuperação final ou outras atividades sem a participação dos discentes.
 A programação apresentada também levou em conta a necessidade de adequação do calendário escolar às peculiaridades locais e regionais. “Dentre elas, estão a paralisação dos professores de 23 dias ocorrida este ano, ou seja, as escolas que aderiram à greve terão a data de 19 de fevereiro para iniciar o ano letivo de 2018,” destacou.
 O calendário também levou em conta a observância da garantia das férias regulamentares e dos 15 dias de recesso escolar. 
Segundo a coordenadora de Matrícula, de 2017 para 2018 foram reduzidos de três para duas as datas de início do ano letivo.  “A intenção é para 2019, se não houver nenhum contratempo, como paralisação, a unificação do calendário em toda a rede” destacou.
 Avaliação de projetos educacionais.
Durante a reunião de gestores da Seduc, a diretora de Ensino Médio, Joseane Figueiredo, informou aos participantes a realização da Avaliação de Projetos Educacionais que será realizada na rede estadual no próximo dia 6 de dezembro, ela destacou a importância da mobilização do maior número de estudantes junto às escolas. “Será papel de vocês gestores, sensibilizarem os diretores de escolas para que eles possam garantir a mobilização dos estudantes para esta avaliação dos projetos educacionais”, enfatizou.
 A avaliação será direcionada para 48.185 mil alunos dos anos finais do ensino médio de 280 escolas estaduais, localizadas em 55 municípios paraenses. O objetivo do teste é levantar dados para avaliar o impacto de projetos educacionais executados no âmbito do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica, financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).  
 Marcilene Araújo do Nascimento, gestora da USE 20, que abrange 23 escolas de Benevides e Marituba, na região Metropolitana de Belém, que participou da reunião, detalha que as reuniões de gestores são imprescindíveis para o nivelamento de informações junto aos diretores de escolas. “Eu venho e ainda trago um técnico da Use para colaborar na socialização de todas as orientações do nível central lá na ponta entre diretores, professores e estudantes”, destacou. 
 Ao final da reunião, a diretora Joseane Figueiredo orientou os gestores sobre os procedimentos necessários para adesão dos municípios ao Sistema  Educacional Interativo (SEI), uma metodologia educacional que atenderá alunos concluintes do Ensino Fundamental em comunidades rurais onde não há oferta do Ensino Médio ou quando a demanda for superior ao número de vagas oferecidas. É uma solução para ampliar a oferta de vagas do Ensino Médio em localidades remotas, onde o aceso de professores é difícil havendo na comunidade demanda de egressos do Ensino Fundamental, entre outros fatores.

Por Kátia Aguiar, Ascom Seduc




Imagem: Divulgação

Postado em:
http://www.seduc.pa.gov.br/site/seduc/modal?ptg=7962

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