23/11/2017
Por Camila Dalla Pozza

Lembrando que o Enem nem sempre foi considerado um
verdadeiro vestibular, a partir do início da concepção das provas para
selecionar futuros estudantes universitários em 2009, o exame como um todo
ganhou uma maior projeção nacional, aumentando, deste modo, sua abrangência e
até sua importância, já que antes do referido ano o Enem dava, no máximo,
alguns pontos extras em vestibulares e media o nível de conhecimento dos
concluintes do Ensino Médio.
Atualmente, podemos perceber que os impactos do
Enem respingam tanto nas pessoas físicas quanto nas políticas públicas
educacionais, em salas de aulas de escolas públicas e privadas, fazendo surgir
cursinhos; seriam, deste modo, efeitos retroativos do exame na sociedade
brasileira como um todo.
Não é à toa que há uma grande ansiedade e
expectativa acerca do Enem, algo que parece crescer a cada ano. Também é por
isso que qualquer questão ou tema de proposta de redação geram polêmicas entre
as pessoas, especialmente nas redes sociais e na mídia, como vem acontecendo
nos últimos anos.
Em relação à prova de redação mais especificamente,
bancas elaboradoras e corretoras de outros vestibulares cujas universidades não
aderiram ao Enem afirmam que houve um efeito da redação do Enem em suas provas
de redações: a inclusão, em todo o texto, de uma proposta de intervenção
social que respeite os Direitos Humanos. Há candidatos que pensam que se
no Enem a 5ª competência exige isso, todos os vestibulares também exigirão, o
que é mentira.
Incluir uma proposta de solução depende muito do
tema da proposta de redação e é uma característica peculiar da prova de
produção de texto do Enem, isto é, não significa que, necessariamente, será
preciso escrever uma proposta de intervenção social na dissertação-argumentativa
da Fuvest ou da Unesp, por exemplo.
Para não haver esse tipo de confusão, se faz
necessária a leitura dos manuais dos candidatos e o estudo dos perfis de cada
vestibular, já que cada um almeja um perfil de aluno e assim, consequentemente,
apresentará um perfil diferente nas provas de redação e nas demais. Como diria
o funk, “cada um no seu quadrado”.
*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em
Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente
trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua
Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes
universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções
de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da
Educação (MEC).
Postado em:
https://www.infoenem.com.br/redacao-conheca-o-chamado-efeito-enem/
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