sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Ecologia no Enem – Os Biomas Brasileiros



Posted: 09 Oct 2015 09:56 AM PDT
A Biologia é uma das disciplinas cobradas no caderno de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Um dos conteúdos dessa é o ecossistema, que é o sistema que envolve o meio biótico (com vida) e o abiótico (sem vida). Dentro de ecologia, podemos estudar os biomas.
O bioma é formado pelos seres vivos que habitam determinada região com semelhantes vegetações, clima, solo e formação. No caso, vamos analisar os biomas existentes no Brasil, que possui uma grande extensão territorial, o que culmina na formação de vários deles, em decorrência das diferentes características de cada região, com grande diversidade de fauna (animais) e flora (vegetação).
Há locais de transição, em que características de mais de um bioma estão presentes. Mas, por uma facilitação didática, podemos dividir o território brasileiro conforme mostra a imagem abaixo.
bioma1 
A tabela abaixo apresenta dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que mostram a área territorial que cada bioma ocupa e o quanto isso representa, em porcentagem, ao total do território do Brasil. Observe que, entre seis biomas existentes, praticamente metade da área territorial brasileira pertence a um só: a Amazônia.
 bioma
 Conhecer e entender os biomas brasileiros é importante para compreender diversos problemas ambientais como a extinção de espécies, desmatamento, áreas de proteção ambiental, hot spots, entre outros conceitos estudados em biologia, assim como a utilização dos recursos naturais de cada uma dessas áreas, como a extração de minerais, utilização das águas para produção de energia através de hidrelétricas etc.
Fique de olho e não perca as próximas postagens pois traremos artigos específicos com as características e informações de cada um dos biomas do Brasil, assim como os Estados que contemplam cada um deles.
Bons estudos e até mais!

Postado em: https://www.infoenem.com.br



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário