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05 Feb 2015 08:10 AM PST
No
mês de janeiro foram divulgados os resultados individuais do Enem 2014 (Exame
Nacional do Ensino Médio) assim como o seu balanço com os números que
expressam o desempenho dos candidatos em cada área de conhecimento e na
redação. E foram, justamente, os dados da correção da redação que
impressionaram a mídia e a população como um todo, incluindo educadores de
todos os segmentos.
A
proposta de redação que teve como tema a questão da publicidade infantil no
Brasil parece ter prejudicado grande parte dos candidatos que não o dominavam,
que não conheciam esta problemática até então, já que a maioria dos textos foi
anulada devido a fuga do tema (217.339).
Quanto
a abordagem que citava as crianças que trabalham na publicidade, alvo de
publicações do InfoEnem e de perguntas de leitores, fontes confiáveis confiram
que tratou-se, na correção, como tangenciamento de tema, já que esta poderia
ser uma estratégia argumentativa no que concerne aos mecanismos que a
publicidade recorre para atrair o seu público alvo, neste caso as crianças, mas
não era a ponto principal do tema.
Mais de 13 mil redações foram anuladas por terem copiado os textos motivadores da coletânea textual, fenômeno que pode estar relacionado com a falta de informação e de conhecimento acerca do tema e, consequentemente, falta de repertório específico. Os textos motivadores, para os candidatos que não conhecem o tema, devem servir, justamente, para os candidatos conhecerem o tema, ficarem a par dele e terem ideias para a sua redação e não se apoiarem totalmente na coletânea e correrem o risco de copiá-la e terem seu texto anulado por conta disso.
O
texto insuficiente, isto é, com menos de sete linhas foi o motivo que anulou
7.824 redações, já o não atendimento ao tipo textual pedido, a
dissertação-argumentativa, anulou 4.444 textos; os que escreveram partes
desconectadas, intencionalmente ou não, foram 3.362 candidatos e 955 pessoas
feriram os direitos humanos e, por isso, obtiveram nota zero em suas redações.
Extraído
de http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/os-erros-mais-comuns-de-quem-teve-a-redacao-anulada-no-enem.
Extraído
de http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/os-erros-mais-comuns-de-quem-teve-a-redacao-anulada-no-enem.
O
fato de que mais de meio milhão de candidatos obtiveram nota zero na redação do
Enem 2014 chamou muito a atenção de todo o país; por outro lado, apenas 250
redações obtiveram a nota máxima de 1000 pontos. A maioria dos candidatos ficou
na média, ou seja, obteve a nota entre 501 e 600 pontos; estamos falando de
1.515.007 redações que ficaram no nível razoável.
Este
resultado é semelhante a resultados de anos anteriores e é diferente de
resultados de correções de redações de vestibulares nas quais é importante
haver a curva de notas que contém todas os níveis de pontuação, já que o
objetivo dos vestibulares é selecionar.
No
Enem, o objetivo é, essencialmente, avaliar os candidatos, mas para o Sisu
(Sistema de Seleção Unificada) a seleção está, inclusive, no nome e a impressão
que temos é que o Enem “peneirou”, por meio de sua prova de produção escrita,
como um vestibular. Vale lembrar que a redação, no Enem, representa 20% da nota
total.
*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da
Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa,
Literatura e Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades
públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários
materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação
(MEC).
Fonte: InfoEnem
http://www.infoenem.com.br
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