sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Como usar a coletânea da proposta de redação do Enem



Posted: 07 Oct 2014 11:02 AM PDT
A proposta de redação do Enem traz uma coletânea de apoio que pode incluir textos, charges, infográficos, figuras, etc. Essa coletânea não precisa ser usada somente para reflexão sobre o tema ou como inspiração sobre o que escrever. Pelo contrário! A cópia, integral ou parcial, dos textos da coletânea não é permitida na redação. Porém, não podemos confundir a não-cópia com o não-uso dos textos. Vamos entender isso.
Primeiramente, vamos resumir como funciona a dissertação-argumentativa no Enem. O tema da redação pode ser interpretado como uma pergunta ou reflexão. Essa pergunta deve ser respondida na tese, ou seja, você deve se posicionar sobre a reflexão solicitada e organizar argumentos em defesa de sua posição. Além disso, é necessário desenvolver uma proposta de intervenção, ou seja, uma sugestão de ação que amenize a problemática discutida no texto. Ou seja: tese, argumentos e proposta de intervenção.
E aí que entra o papel da coletânea. Se analisar atentamente, perceberá que cada texto ou figura da coletânea te auxilia para a construção de uma parte específica da dissertação. Vamos observar isso, analisando a coletânea da redação do Enem 2013.
 Tema: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil.

Pode ser transformado em uma pergunta: Quais os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil? Essa questão deve ser respondida por você na dissertação!
Texto 1: Qual o objetivo da “Lei Seca ao volante”?
Esse texto traz a explicação do que é a Lei Seca e as razões que motivaram sua criação. Ou seja, é a definição e contextualização do tema tratado, sendo muito útil para fazer o parágrafo introdutório da dissertação.
Figura 1: Campanha do Governo
Essa figura mostra ações de conscientização já feitas pelo Governo Federal. É útil para a argumentação, pois mostra que um dos efeitos da Lei Seca é o aumento de campanhas e propagandas que têm como objetivo conscientizar as pessoas sobre o perigo de dirigir alcoolizado.
Figura 2: Lei Seca em Números
Podemos arriscar dizer que esse infográfico era a parte mais importante da coletânea. Os dados das quatro pesquisas apresentadas são úteis para a argumentação, pois mostram importantes efeitos da Lei Seca, como a diminuição de atendimento hospitalar, vítimas de acidente e mortes. Essas porcentagens podem ser relacionadas com outros argumentos como a melhoria do atendimento hospitalar para outras pessoas em decorrência da diminuição das filas de espera que acidentes de trânsito podem ocasionar por necessitar de atendimento emergencial.
Texto 2: Repulsão magnética a beber e dirigir
Esse texto é um exemplo de proposta de intervenção pronta! Ele contém, em detalhes, a ação que uma agência de comunicação fez para conscientizar as pessoas no exato momento da ingestão da bebida alcoólica. Caso tivesse dificuldade para criar uma proposta de intervenção, o candidato poderia usar esse texto como base, propondo ações semelhantes ou a propagação da mesma ação em outros bares.
Propomos, agora, que você faça essa mesma análise com as outras propostas anteriores do Enem, buscando relacionar cada texto da coletânea a uma parte da dissertação (tese, argumentação e proposta de intervenção).
Fonte: InfoEnem
http://www.infoenem.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário