
A especialista em educação e membro dos Conselhos Estadual e Municipal de Educação (Belém), Beatriz Padovani, esclareceu, durante a reunião, que a BNCC estabelece as habilidades e competências com as quais os alunos devem sair da educação básica, ao passo que o currículo é o caminho em que o aluno deve percorrer para alcançar essas competências, ou seja, são coisas diferentes. “A Base vai nortear a concepção dos currículos, mas estes são de responsabilidade nossa, ou seja, dos sistemas de educação, das escolas”, destacou.
Já o secretário adjunto de Ensino da Seduc, José Roberto Silva, disse que a Comissão Estadual terá um papel preponderante nesse processo, pois será a responsável pela mobilização para a implementação da BNCC no Estado. “A Comissão terá essa missão mais mobilizadora e consultiva, enquanto o Comitê Executivo será o responsável por operacionalizar o diálogo com as secretarias municipais, gestores, professores e alunos sobre a reelaboração curricular no Estado do Pará ao longo deste ano para que, em 2019, tenhamos esse trabalho já concluído”, destacou. A Seduc participará tanto da Comissão Estadual quanto do Comitê Executivo.
Na ocasião, foi apresentado um cronograma de trabalho para as ações da Comissão
Estadual e do Comitê Executivo. O Comitê já se reunirá novamente no mês de
fevereiro para definir papeis e responsabilidades entre as entidades que
compõem o grupo. Entre elas, além da Seduc, estão órgãos como a União Nacional
dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e União Nacional dos Conselhos
Municipais de Educação (Uncme), em suas configurações regionais, além de
representantes do Ministério Público Estadual e da classe dos estudantes. A
ideia é que, por volta do mês de outubro, a primeira versão do novo currículo
já esteja pronta e seja submetida à população, por meio de consultas públicas.
Feitos os ajustes e acatadas as sugestões, a versão final do documento deverá
ser encaminhada ao Conselho Estadual de Educação, para validação, até o final
do mês de novembro.
A presidente do Conselho Estadual de Educação, Suely Menezes, definiu como
muito “rico” esse momento de consolidação da BNCC e, ao mesmo tempo, de
construção de um novo currículo para a educação básica no Estado do Pará. “Este
é o momento em que a BNCC vem para os Estados e municípios e, por isso mesmo,
será uma grande oportunidade para que nós, educadores, possamos fazer uma
revisão de todo o trabalho que já fizemos e, assim, construir um currículo que
seja a nossa cara, que tenha a nossa identidade. Vamos ter que focar no modelo
de escola que queremos e no conteúdo que queremos, para que possamos criar um
currículo de verdade e não apenas uma lista de tópicos”, analisou.
Além da Seduc e do próprio Conselho Estadual de Educação, a Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec); a Universidade Federal do Pará (UFPA); a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra); o Ministério Público do Estado; a Undime/PA; a Uncme/PA; o Fórum Estadual de Educação e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) estiveram presentes na reunião.
Por Elck Oliveira, Ascom Seduc
Além da Seduc e do próprio Conselho Estadual de Educação, a Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec); a Universidade Federal do Pará (UFPA); a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra); o Ministério Público do Estado; a Undime/PA; a Uncme/PA; o Fórum Estadual de Educação e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) estiveram presentes na reunião.
Por Elck Oliveira, Ascom Seduc
Imagem:
Eliseu Dias
Postado em:
http://www.seduc.pa.gov.br/site/seduc/modal?ptg=8151
Nenhum comentário:
Postar um comentário