terça-feira, 31 de outubro de 2017

Enem 2017: Os possíveis temas da redação e dicas para se sair bem



A redação do Enem é, sem dúvida, a parte mais temida do exame. Mesmo se o aluno for bem nas questões, ele pode ser reprovado na redação. Mostrar desinformação, ser preconceituoso ou ainda não atender ao contexto proposto – que quase sempre trata de alguma questão atual – são motivos para desclassificar o candidato. Apresentamos possíveis assuntos que podem cair na redação do Enem 2017 e dicas para se sair bem nela

Tema: Crise hídrica brasileira

2014 e 2015 foram anos difíceis, principalmente para a região sudeste, que sofreu com a falta de chuvas. O problema pode parecer resolvido, mas na verdade milhões de pessoas ainda sofrem com a falta d’água em diversos estados, sem propostas de solução a curto prazo.

Dica: Crise hídrica brasileira
Informe-se sobre o tema, não só sobre as regiões afetadas pela estiagem, mas também sobre perspectivas para os próximos anos, possíveis soluções, papel da população em relação ao problema, o que propõem órgãos públicos e iniciativas privadas.

Tema: Bullying
Cada vez mais, este assunto chama a atenção das escolas. Professores, pais e até artistas estão se posicionando sobre a importância de debater o tema em casa, com os filhos. A recente tragédia em Goiás, em que um menor de idade atirou em seus colegas de escola, faz com que esta questão se apresente como possível tema da redação.

Dica: Bullying
O governo federal criou uma legislação recente e específica para casos de bullying. Para ajudar a entender o que envolve este tema, uma dica é assistir à série da Netflix, “13 reasons why”, muito comentada no começo deste ano e que aborda o suicídio de uma garota que tinha dificuldades em se relacionar com os colegas da escola.

Tema: Obesidade
A obesidade se tornou um problema de saúde pública ao redor do mundo. No Brasil, boa parte da população está enfrentando doenças decorrentes do excesso de peso e a conscientização da importância da adoção de hábitos e uma dieta mais saudável tem sido amplamente discutida na mídia e em redes sociais, com a ajuda de influenciadores digitais.

Dica: Obesidade
Conheça os dados. Uma pesquisa recente realizada pelo Ministério da Saúde revelou que o número de obesos no país cresceu de 11% para 18% e 53% dos consultados disseram ter sobrepeso. Saber ler e interpretar essas informações e compará-las com outros países, conhecer medidas implantadas lá fora e no Brasil são dicas que podem ajudar a discutir o tema.

Responsabilidade Ambiental
Existem várias possibilidades que podem trazer este tema à tona. Episódios recentes no mundo inteiro tratam sobre a importância de ter uma maior consciência em relação à preservação do meio ambiente. Da saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris sobre aquecimento global às legislações do governo brasileiro atual que dificultariam a conservação da floresta Amazônica.

Dica: Responsabilidade Ambiental
Uma das possíveis abordagens em relação a este tema é levantar a questão do lixo e reciclagem, visto que no Brasil as soluções de descarte e coleta seletiva ainda estão longe do ideal.

Tema: Envelhecimento da população
A expectativa de vida do brasileiro é de 75.5 anos, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia, realizada em 2015. Em 2014, era de 75.2 anos. Além disso, cada vez mais casais optam por ter um ou nenhum filho, o que aumenta a média de idade da população. Com isso, novos desafios surgem para o Estado, como o controle da saúde pública e da previdência.

Dica: Envelhecimento da população
Se o tema aparecer da redação, esteja por dentro das vantagens que o envelhecimento da população pode trazer, como o crescimento de algumas áreas e mercados. Também entenda a reforma da previdência e os direitos dos idosos.

Tema: Discurso de ódio online
Em 2016, o tema da redação tratava sobre intolerância e esta sugestão segue pelo mesmo caminho do que foi proposto. Isso porque, ofensas anônimas em sites e comentários violentos são muito comuns na internet. A relativa anonimidade dá a essas pessoas uma sensação de liberdade e proteção que não seria possível na vida real.

Dica: Discurso de ódio online
Pesquise sobre sites e perfis nas redes sociais que divulgam notícias falsas que estimulam esse tipo de comportamento. Tente saber o que existe por trás deles e também sobre como eles podem influenciar cidadãos, como no caso das eleições nos Estados Unidos e da opção da população britânica pela saída do país da União Europeia; e quais são as medidas adotadas por Google e Facebook para combater a divulgação dos “hoax”.

Tema: Homotransfobia
A dificuldade de aceitação de homossexuais e transexuais é um tema polêmico e presente, seja nas redes sociais, nas ruas, mídia e também na indústria do entretenimento. Nosso país apresenta um triste dado sobre o tema: é o local onde mais LGBTs são assasinados no mundo.

Dica: Homotransfobia
Pesquise o que causou a desclassificação de milhares de candidatos quando o tema da redação foi a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira, em 2015. Saiba o que propõe o projeto de lei que criminaliza a homofobia, entenda o que significa o movimento LGBT e o que defendem as milhares de associações que lutam pelos direitos desses cidadãos.

Tema: Violação dos direitos das crianças e adolescentes
O Brasil tem uma grande rede de exploração sexual de menores, que vem sendo alvo de megaoperações da Polícia Federal. Notícias sobre o abuso de crianças e adolescentes invadem a mídia diariamente e a conscientização sobre o tema é cada vez mais necessária.

Dica: Violação dos direitos das crianças e adolescentes
Durante todo o ano foram lançadas diversas campanhas contra o abuso e exploração sexual de menores de idade, criando uma rede de denúncias como parte das operações que prenderam, em apenas uma delas, mais de 100 pessoas envolvidas. O assunto também abrange maus tratos e abandono de crianças e adolescentes.

Tema: Força da juventude
Assuntos relacionados à importância do jovem para a sociedade nunca foram tratados em redações anteriores. A geração dos “millennials” e seus sucessores têm se mostrado cada vez mais solidários, envolvidos em questões sociais e políticas e ainda força e interesse no mundo dos negócios.

Dica: Força da juventude
O Dia Internacional da Juventude trouxe à tona a construção de um mundo mais pacífico pelos jovens e ainda convocou países participantes das Nações Unidas a colocarem pessoas mais novas em seus conselhos nacionais, regionais e internacionais.

Tema: Movimento anti-vacinação
Alguns pais têm se negado a vacinar seus filhos contra doenças já erradicadas, como a poliomielite. O motor disso é a crença de que estas medidas preventivas poderiam contribuir para o aparecimento de outros distúrbios ou doenças, como o autismo. Também existem as famílias que apostam na medicina alternativa.

Dica: Movimento anti-vacinação
O candidato deve saber quais doenças essas vacinas previnem, quais são as justificativas de quem defende essa escolha e como ela pode afetar a saúde pública mundial. Fique por dentro das medidas que cada país, especialmente o Brasil, estão tomando para conscientizar os pais.


Postado em:
https://www.msn.com/pt-br/noticias/enem/enem-2017-os-poss%c3%adveis-temas-da-reda%c3%a7%c3%a3o-e-dicas-para-se-sair-bem/ss-AAu7SRh?li=AAggXC1#image=21

Nenhum comentário:

Postar um comentário