Em uma
dissertação-argumentativa, o autor deve mostrar a sua habilidade de analisar,
de modo coerente e coeso, um determinado tema, com o objetivo de defender um
ponto de vista claro a respeito deste mesmo tema. Assim, o autor deve ser hábil
em organizar ideias, dados e fatos, ou seja, argumentos e estabelecer relações
entre eles de modo a extrair conclusões coerentes.
Ao apresentar a
argumentação, o autor faz afirmações e as justifica, explica e exemplifica por
meio das chamadas estratégias argumentativas, já que a sua opinião deve ser
embasada e fundamentada em colocações consistentes e seguras. Deste modo, é
muito importante que o autor saiba utilizar os modalizadores
linguísticos a fim de explicitar, adequadamente, a sua posição e o seu
discurso.
§ advérbios: talvez, sem
dúvidas, ao meu ver, ao nosso ver etc que expressam que o conteúdo do enunciado
foi ou não foi completamente assumido pelo autor;
§ modo verbal: indicativo e/ou
subjuntivo que indicam se o enunciado expressa um desejo ou um fato;
§ verbo auxiliar no
modal que indica necessidade ou possibilidade e;
§ oração principal cujo verbo
expressa modalidade.
Cada tipo de
modalizador linguístico, portanto, produz um efeito de sentido e expressa uma
determinada intenção por parte do autor que pode, por exemplo, se
responsabilizar inteiramente por uma afirmação ou fazer uma previsão, tirando a
responsabilidade de um provável erro.
Há três tipos de
modalizações linguísticas possíveis de serem feitas:
§ Modalizações Lógicas: expressam o
sentido de possibilidade e certeza por meio de modalizadores como “é possível
que”, “é impossível que”, “talvez” etc;
§ Modalizações
Deônticas: expressam o sentido de uma necessidade ou obrigação por meio de
modalizadores como “é preciso”, “faz-se necessário” etc e;
§ Modalizações
Apreciativas: expressam o sentido de análise e julgamento por meio de
modalizadores como “felizmente”, “infelizmente” dentre outros.
Até a próxima semana!
*CAMILA
DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em
Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente
trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua
Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes
universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções
de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação
(MEC).
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