segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Universidade do Estado do Pará - Processos Seletivos 2015



Primeira etapa dos Processos Seletivos ocorre com tranquilidade

A segunda etapa será realizada nesta segunda, dia 17, e é composta por 60 questões objetivas de conhecimentos gerais, incluindo Língua Estrangeira, referentes ao conteúdo programático do segundo ano do Ensino Médio. O gabarito provisório e o boletim de questões da primeira prova já estão disponíveis.

A primeira etapa para a conquista de uma vaga em um dos 22 cursos oferecidos pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) em 2015 ocorreu na manhã deste domingo, dia 16. Foram registrados 8.227 faltosos dos 74.537 candidatos inscritos para a primeira fase do Programa de Ingresso Seriado (Prise) e do Processo Seletivo (Prosel). São ofertadas 2.916 vagas distribuídas igualmente entre as duas modalidades de seleção.

O exame deste domingo foi composto por 56 questões objetivas que testaram os conhecimentos gerais dos candidatos nas áreas de Química, Matemática, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História e Geografia.


O dia foi considerado tranquilo pela Diretoria de Acesso e Avaliação da Uepa. “Nós tivemos um processo normal, nada que comprometesse. Não tivemos muitos questionamentos por parte dos candidatos e está no nível de normalidade que a gente aguardava”. Durante a manhã, a falta de luz no centro de Belém obrigou a Uepa a tomar medidas emergenciais. “Nós tivemos duas escolas atingidas por esse problema: o Vilhena Alves e o Instituto de Educação do Pará (IEP). Em ambos entramos em contato com as coordenações dos locais de prova. No Vilhena Alves transcorreu normal, e a prova acabou no tempo previsto. No IEP, demos um desconto no horário de 15 a20 minutos, que foi o tempo de transferência de uma sala para outra”, explicou a diretora Léa Costa.
Para alguns o nervosismo no momento da realização da prova é normal. Para tranquilizar, é comum que as mães dos candidatos os acompanhem até ao local onde realizarão a prova. Este é o caso de Antônia Maués que, no momento que antecedeu o exame, acompanhou as duas filhas que realizam a prova pelo terceiro ano consecutivo. “A mãe vem pra dar o apoio e incentivo justamente para não ficarem tensas antes da prova. Na última palavra antes delas entrarem eu disse pra ficarem calmas e tranquilas. Pedi pra que elas respirassem fundo e não ficassem tão nervosas. A mãe fica aqui fora naquela ansiedade, mas a gente não deixa transparecer”, ressaltou.

Para Catarina Castro, de 15 anos, que concorre a uma vaga pelo Programa de Ingresso Seriado (Prise), a prova foi boa e estava dentro das expectativas da estudante. “Me preparei o ano todo para a prova. Apesar de ter sido bastante cansativa e trabalhosa, eu espero me sair bem e alcançar meu objetivo, que é fazer uma boa pontuação para concorrer, em 2016, a uma vaga”, afirmou a candidata.
A concorrente pelo Prosel, Maila Feio, tenta pela terceira vez ingressar no curso de Biomedicina e avalia que “a prova desse ano não estava tão cansativa se comparada a do ano passado. A experiência deixa a gente um pouco mais calma. Talvez a prova de amanhã seja mais pesada. A grande expectativa é passar para a terceira fase e no final ser aprovada”, disse esperançosa.
Na segunda fase, serão 60 questões objetivas de conhecimentos, incluindo Língua Estrangeira, gerais referentes ao conteúdo programático do segundo ano do Ensino Médio. Nesta ocasião, permanecem na disputa os candidatos do Prosel, com exceção dos faltosos, e mais os 14.562 inscritos apenas na 2ª etapa do Prise. A terceira prova ocorre no dia 7 de dezembro e é composta, também, por uma redação. Caso o candidato falte em qualquer uma das etapas dos Processos Seletivos é automaticamente eliminado.
Este é o primeiro ano em que a Universidade destinará 30% do total de vagas a alunos oriundos da rede pública de ensino ou bolsistas integrais em instituições particulares, localizadas no Pará, por meio de sistema de cotas sociais. Outra novidade apresentada pela Uepa é o Curso de Licenciatura Plena em Ciências Sociais, no município de Igarapé-Açu, com a oferta de 40 vagas, divididas entre Prise e Prosel. O profissional formado poderá atuar em escolas na educação básica lecionando disciplinas relativas às questões étnicas, multiculturais, movimentos sociais, regime de governo, entre outras temáticas relacionadas à Sociologia, Antropologia e Ciências Política.

Texto: Yêda Sousa, com colaboração de Ize Sena Miguel Alves
Foto: Bianca Almeida

Fonte: Universidade do Estado do Pará
Postado em:  http://paginas.uepa.br/priseeprosel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário