sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Eleições BCS 2014



Eleição para Direção da Escola Estadual de Ensino Médio Benedito Corrêa de Souza

Em cumprimento ao que dispõem a Lei nº 7.855, de 12 de maio de 2014, que institui e disciplina o processo de eleição direta para Diretor e Vice-Diretor de unidade escolar da rede estadual de ensino, foram realizadas as eleições na escola, no dia 21 do mês de novembro do corrente ano.
O processo eleitoral foi coordenado pelo Conselho Escolar e Comissão Eleitoral, constituída em Assembleia Geral realizada em 27 de agosto, de acordo com o que prescreve a supracitada legislação eleitoral.
A Comissão Eleitoral ficou assim constituída:
1.      Representante da categoria professores: Eliete Santos Gaspar
2.      Representante da categoria pais/responsáveis: Leonilde dos Santos Brandão
3.      Representante da categoria alunos: Daiana Nogueira Lima
A Comissão Eleitoral deliberou sobre datas e prazos para os procedimentos necessários a realização do pleito ficando assim estabelecidos os períodos para inscrição de chapas e de cadastramento de eleitores para definição do colégio eleitoral, de 19/09 a 20/10/2014, local, data e
horário de votação, EEEM Benedito Corrêa de Souza,               Av. Marechal Cândido Rondon, 672 – Centro, em 21/11/2014, das 08 às 21 horas.
No transcurso do período estabelecido apenas uma chapa fez sua inscrição, a chapa denominada “POR UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA”, que concorreu com os seguintes componentes: Maria de Fátima Farias da Silva, ao cargo de Diretora, Patricia Mota de Oliveira e Jeonni da Silva Gama, aos cargos de Vice-diretoras da escola.
A Comissão Eleitoral, em 20/10/2014, após análisar as fichas de cadastros e verificar a existência de um número mínimo de eleitores cadastrados, bem abaixo do real número de membros da comunidade escolar, decidiu pela prorrogação do prazo de cadastramento de eleitores que se estendeu até o dia sete de novembro do corrente ano.
Ressaltamos que o cadastramento foi realizado em obediência a Lei nº 7.855, artigo 8º, inciso X, que estabelece a necessidade de se conhecer antes do processo de votação o número total de eleitores do colégio eleitoral, número este, imprescindível para a determinação do quórum mínimo exigido para validação do processo.
De acordo com o programado, no dia 21 de novembro, às 8 horas, deu-se início a votação.  Em virtude de existir apenas uma chapa inscrita, aos eleitores coube decidir aprovar ou não a chapa concorrente, marcando “SIM” ou “NÃO” no ato do sufrágio.
Do colégio eleitoral composto de 831 eleitores aptos a votar, compareceram às urnas o total de 549 eleitores, dos quais, 445 votantes disseram “SIM”, 103 disseram “NÃO” à chapa inscrita e apenas 01 (um) voto nulo.
Vale destacar que o número de votantes, 549, superou o quórum mínimo de 1/3 (um terço) do colégio eleitoral, exigido para validação do processo, conforme disposto no artigo 14 da lei eleitoral, estando dessa forma eleita por maioria absoluta de votos, a chapa concorrente “POR UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA”.
A eleição aconteceu conforme o planejado, dentro da normalidade, os eleitores, pais e responsáveis, alunos, professores e demais funcionários de apoio administrativo puderam exercer seu direito de escolha.
O processo todo foi coordenado pela Comissão Eleitoral com o acompanhamento do Conselho Escolar e o trabalho das equipes responsáveis pelas mesas Coletora e Apuradora de Votos, constituídas pelos servidores Ana Denise Azevedo Paxiuba, Maria do Socorro Pinheiro de Sousa, Maria José da Costa Teles, Elina Renilde de Oliveira Ribeiro, Ademar Francisco do Nascimento, André Ricardo Quintero, Alcyr Pereira Batista e Josimar Santana, que de forma competente conduziram o processo de coleta e apuração de votos.  Merecem parabéns pelo brilhante trabalho!!!
O resultado da eleição foi homologado pelo Conselho Escolar em reunião realizada em 26 de novembro e a documentação exigida encaminhada à 12ª URE para formalização do processo de designação das eleitas para os cargos de diretora e vice-diretoras da escola pela Secretaria de Estado de Educação.
À chapa eleita, desejamos muito sucesso!!! Que a sequência do trabalho iniciado no ano de 2011 seja com as mesmas atitudes competentes, responsáveis e compromissadas com a gestão democrática, que são a marca de sua adminstração, em prol de práticas coletivas de trabalho que redudem na educação de qualidade, necessária à formação dos jovens e adultos que compõem o núcleo discente desta Unidade de Ensino.
Às eleitas, Maria de Fátima Farias da Silva, Patricia Mota de Oliveira e Jeonni da Silva Gama, Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!

JOSÉ MARIA PEREIRA DA SILVA
Especialista em Educação
Coordenador do Conselho Escolar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário