sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Dúvidas frequentes sobre as notas do Enem 2014



Posted: 14 Nov 2014 08:32 AM PST

Após o encerramento do Exame Nacional do Ensino Médio no último final de semana e posterior divulgação do gabarito oficial nesta quarta-feira (12), muitas dúvidas surgem na cabeça dos participantes sobre a quantidade de acertos nas questões e a nota final no exame.
Com 120 acertos consigo uma vaga em medicina?  Quantos pontos preciso para retirada do certificado do ensino médio? Estas são somente alguns dos inúmeros questionamentos que recebemos diariamente dos nossos leitores.
Primeiramente vale esclarecer que o desempenho final de cada candidato corresponde a cinco notas e não apenas uma, como muitos pensam. Portanto, você terá uma pontuação para as seguintes provas:
·         Ciências Humanas e suas tecnologias
·         Linguagens, Códigos e suas tecnologias
·         Matemática e suas tecnologias
·         Ciências da Natureza e suas tecnologias
·         Redação
É importante compreender também que a quantidade de acertos não condiz exatamente com a nota do estudante. Isso significa que, se um candidato acertou 100 questões do total de 180, sua pontuação NÃO será igual a 100.
Aliás, dois participantes que obtiveram a mesma quantidade de acertos podem inclusive ter notas diferentes. Isso ocorre por conta da TRI (Teoria da Resposta ao Item), que consiste num complexo modelo matemático usado na para atribuição de pontos do Enem. Entre outras características, tal metodologia observa um padrão de respostas do estudante e procura identificar possíveis questões acertadas no chute, atribuindo menos pontos as mesmas. Para entender melhor a TRI, leia este artigo.
“Afinal, no que consiste a TRI?
Como o próprio nome diz, a essência da teoria é o item, ou seja, cada questão. Levando em conta as habilidades exigidas do aluno e também o nível de dificuldade de cada teste, a TRI prediz, através de funções e modelos matemáticos, a probabilidade do candidato responder acertadamente a determinada questão.
Para a correção das provas e cálculo da proficiência ou nota dos candidatos do Enem, o Inep, órgão responsável pela organização do exame, utiliza o modelo de TRI matemático logístico criado por Birbaum (1968), que avalia três parâmetros para então chegar à nota final.
São eles:
 a) poder de discriminação, que diz respeito às habilidades dos alunos.
b) o grau de dificuldade de cada questão.
c) a probabilidade de acerto ao acaso, o popular “chute”.
A principal vantagem desse modelo é que ele também leva em conta o padrão de respostas de cada aluno para o cálculo da proficiência, e não apenas a quantidade de acertos. Dessa forma, dois candidatos que obtiveram a mesma quantidade de acertos, não necessariamente terão a mesma nota final.  Com isso, esse modelo garante que a coerência dos alunos seja avaliada, o que é fundamental numa prova tão interdisciplinar e contextualizada como é o Enem.”
Por conta deste modelo de correção utilizado pelo exame fica impossível prever a pontuação do candidato em cada prova, mesmo tendo o número de acertos em mãos. Consequentemente, as perguntas levantadas no início do texto que intrigam milhões de alunos só terão resposta no ínicio do ano que vem, com a liberação do resultado do Enem 2014 e a abertura das inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Fonte: InfoEnem
http://www.infoenem.com.br

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