No próximo fim de semana, nos dias 08 e 09 de novembro, será realizada a
16ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que teve 8,7 milhões de
candidatos inscritos. A prova de redação será aplicada no último dia no exame,
09 de novembro, e por conta disso a duração será maior em uma hora, em um total
de 5 horas e 30 minutos.
No texto de hoje, relacionaremos os pontos principais da prova de
redação do Enem a fim de revisarmos alguns aspectos para a prova do próximo
final de semana. No entanto, antes disso, gostaríamos de salientar que a nossa
próxima publicação, na coluna de redação, será sobre o tema proposto pelo Enem
2014.
Além da revisão, disponibilizamos, ao final do texto, a grade de
correção da redação do Enem com as cinco competências avaliadas e suas
respectivas faixas de notas.
1. Cumprimento do Tema
O primeiro passo para sair-se bem em qualquer proposta de redação é
cumprir o tema selecionado pela banca elaboradora da prova; o tangenciamento
indica que o candidato não cumpriu totalmente o tema e a fuga total ao tema
acarreta em anulação do texto.
O candidato, no caso do Enem, deve escrever uma
dissertação-argumentativa. Como trata-se de um tipo textual formal,
a primeira pessoa do singular deve ser evitada e, assim, a redação deve ser
redigida de maneira impessoal. Caso o texto seja de outro tipo textual ou um
gênero qualquer será anulado.
3. Norma Culta da Língua Portuguesa
A linguagem da dissertação-argumentativa deve estar na modalidade
escrita formal, seguindo todas as convenções da gramática normativa da Língua
Portuguesa. Traços de oralidade (coloquialismos, gírias, palavrões, vícios de
linguagem etc) devem ser evitados.
A grade de correção da redação do Enem possui uma particularidade: a
quinta competência avalia a presença e a qualidade de uma proposta de intervenção social para
o tema proposto, pois este é, tradicionalmente, de cunho social e voltado ao
contexto brasileiro. O texto que não sugerir e, assim, não desenvolver uma
proposta de intervenção social ficará com nota zero nesta competência.
5. Coesão e Coerência
A dissertação-argumentativa no Enem e em qualquer outro vestibular deve
ser coesa e coerente;
não deve haver contradições sob nenhuma circunstância.
6. Senso Comum
O chamado “senso comum” deve ter evitado, já que o candidato deve trazer
argumentos coesos, coerentes e críticos a fim de se mostrar protagonista de
suas opiniões.
7. Impropérios
A presença de qualquer tipo de impropério (ofensa, ultraje, insulto) ou
quebra semântica acarretará na anulação da prova de redação do Enem. Este não é
o momento de fazer brincadeiras, piadas ou de querer testar a banca de correção
do exame.
8. Número de Linhas
Dissertações-argumentativas com menos de sete linhas serão anuladas, já
que é humanamente impossível escrever um texto adequado em tantas poucas
linhas. O espaço destinado na folha oficial de redação não deve ser
ultrapassado pelo candidato.
9. Cópia da Coletânea de Textos Motivadores
O candidato ao Enem deve evitar copiar parcial e/ou integralmente a
coletânea de textos motivadores da
proposta de redação. Linhas que trazem cópias serão desconsideradas no momento
da correção.
10. Título
Segundo as publicações oficiais, o título na redação do Enem é optativo, ou
seja, o candidato escolhe se intitula sua dissertação-argumentativa ou não.
Portanto, redações intituladas não podem ser privilegiadas em detrimento
daquelas que não estão com títulos.
11. Respeito aos Direitos Humanos
O candidato, ao redigir sua dissertação-argumentativa no Enem ou em
qualquer outro exame, tem o dever de respeitar os direitos humanos a fim de
combater preconceitos de todas as ordens.
12. Planejamento
O planejamento do texto em uma prova de redação é de extrema
importância, pois influencia diretamente na coesão e na coerência da redação.
Por isso é fundamental fazer um rascunho; este é o momento para o
planejamento.
Grade de Correção da Redação do Enem
Competência Nº1: Demonstrar domínio da
modalidade escrita formal da Língua Portuguesa
Demonstrar domínio dos requisitos da ordem textual – coesão, coerência,
sequenciação, informatividade – e escrever um texto sem marcas de oralidade e
de registro informal, ter precisão vocabular e demonstrar obediência às regras
de concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, pontuação, flexão
de nomes e verbos, colocação de pronomes oblíquos (átonos e tônicos), grafia
das palavras (acentuação e emprego de letras maiúsculas e minúsculas) e divisão
silábica na mudança de linhas.
200 pontos: demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua
Portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da
escrita serão aceitos apenas em casos excepcionais e quando não são
reincidentes.
160 pontos: demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua
Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de
convenções de escrita que não prejudicam a modalidade e a coesão do texto.
120 pontos: demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua
Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de
convenções de escrita que pouco prejudicam a modalidade e a coesão do texto.
80 pontos: demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da
Língua Portuguesa e de escolha de registro, com muitos desvios gramaticais e de
convenções de escrita que prejudicam a modalidade e a coesão do texto.
40 pontos: demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da Língua
Portuguesa e de escolha de registro, de forma sistemática, com diversificados e
frequentes desvios gramaticais e de convenções de escrita que prejudicam a
modalidade e a coesão do texto.
0 ponto: demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da Língua
Portuguesa.
Competência Nº2: Compreender a proposta
de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para
desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo em prosa
200 pontos: desenvolve o tema por meio de argumentação
consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta
excelente domínio da dissertação-argumentativa.
160 pontos: desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta
bom domínio da dissertação-argumentativa, com proposição, argumentação e
conclusão.
120 pontos: desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta
domínio mediano da dissertação-argumentativa, com proposição, argumentação e
conclusão.
80 pontos: desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos
motivadores ou apresenta domínio insuficiente da dissertação-argumentativa, não
atendendo à estrutura com com proposição, argumentação e conclusão.
40 pontos: há tangenciamento do tema ou demonstra domínio precário da
dissertação-argumentativa, com traços constantes de outros tipos textuais.
0 ponto: há fuga total do tema ou não atendimento do tipo textual.
Competência Nº3: Selecionar,
relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos
em defesa de um ponto de vista
Coerência: relação de sentido entre as partes do texto, precisão vocabular,
coerência interna e externa, progressão temática.
200 pontos: apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos relacionados
ao tema proposto de forma consistente e organizada, configurando autoria e
autonomia em defesa de um ponto de vista.
160 pontos: apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos relacionados
ao tema proposto de forma pouco consistente e organizada, com indícios de
autoria e autonomia em defesa de um ponto de vista.
120 pontos: apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos relacionados
ao tema proposto limitado aos textos motivadores e pouco organizados em defesa
de um ponto de vista.
80 pontos: apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos relacionados
ao tema proposto limitado aos textos motivadores, mas desorganizados em defesa
de um ponto de vista.
40 pontos: apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pouco
relacionados ao tema proposto ou incoerentes e sem defender um ponto de vista.
0 ponto: apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos não
relacionados ao tema proposto e sem defender um ponto de vista
Competência Nº4: Demonstrar
conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da
argumentação
Coesão: paragrafação, estruturação dos períodos, referenciação.
200 pontos: apresenta um texto bem articulado e um repertório diversificado
dos recursos coesivos.
160 pontos: apresenta um texto articulado, com poucas inadequações e um
repertório diversificado dos recursos coesivos.
120 pontos: apresenta um texto razoavelmente articulado, com algumas
inadequações e um repertório pouco diversificado dos recursos coesivos.
80 pontos: apresenta um texto com articulação insuficiente, com muitas
inadequações e repertório limitado dos recursos coesivos.
40 pontos: apresenta um texto com articulação precária.
0 ponto: apresenta um texto não articulado.
Competência Nº5: Elaborar proposta de
intervenção social para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
200 pontos: elabora muito bem a proposta de intervenção social, de modo
detalhado, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
160 pontos: elabora bem a proposta de intervenção social e esta é relacionada
ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
120 pontos: elabora uma proposta de intervenção social mediana e esta é
relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
80 pontos: elabora uma proposta de intervenção social insuficiente e esta é
relacionada ao tema, mas não articulada à discussão desenvolvida no texto.
40 pontos: elabora uma proposta de intervenção social precária, vaga.
0 ponto: não apresenta uma proposta de intervenção social.
Esta foi a revisão de redação para o Enem 2014 do infoEnem. Desejamos a
todos os candidatos boa sorte nesta 16ª edição do exame! Aguardem, na próxima
semana, nossa publicação que discutirá o tema da redação proposto pelo Enem
deste ano.
*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e
mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao
ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em
em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de
avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando
serviço ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: InfoEnem
http://www.infoenem.com.br
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