25/04/2019
Por InfoEnem
Dando sequência à série de artigos sobre cada uma
das competências consideradas na correção da redação do Enem, hoje trataremos
da quarta, que diz o seguinte no Manual de Redação do Enem 2018:
"Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Dessa vez não tem uma listinha de verbos para
analisarmos, mas há, sim, vários pontos que merecem nossa atenção. Se na terceira competência a questão era a argumentação
e como ela está organizada e relacionada na redação, aqui o negócio, como a
própria definição do quesito menciona, são os mecanismos e recursos linguísticos
utilizados para organizar e estruturar essa argumentação.
Os recursos aos quais o Manual se refere são os
itens básicos da língua portuguesa que servem para ligar as ideias, frases e
parágrafos de um texto entre si: as retomadas, os conectivos, as preposições,
as conjunções, as locuções adverbiais e os advérbios propriamente ditos fazem
parte dessa categoria que será avaliada na quarta competência. Vale a pena dar
uma revisada em cada uma dessas definições, checar se você conhece uma boa
variedade dentro de cada uma das classificações e se conhece o uso correto de
cada um dos exemplos, além de tirar dúvidas em relação a tudo isso com seu
professor, claro!
Revisados todos esses conteúdos, há um checklist
a ser feito que pode colaborar na nota do quarto quesito:
1. Evite parágrafos com períodos
(frases) muito longos. Isso pode demonstrar que você não possui uma habilidade muito grande
com relações entre afirmações e/ou que não consegue construir frases claras, já
que ler um parágrafo inteiro com poucas pausas pode deixar a compreensão do que
você quis dizer bastante confusa. Então lembre-se daquelas pausas para respirar
que a professora da quarta série mencionava. Apesar de não ser uma regra
absoluta, essas pausas podem ser uma boa base para determinar onde há pausas
mais curtas (vírgulas) e quando é necessário iniciar um novo período (ponto
final).
2. Evite repetir muitas vezes a
mesma palavra ou referir-se à mesma coisa muitas vezes de forma muito próxima
uma a outra. Isso
pode demonstrar que você não possui variedade de vocabulário para referir-se
várias vezes ao mesmo assunto e que não consegue construir frases mais
complexas, com retomadas que utilizam-se de sinônimos, pronomes relativos,
dentre outros.
3. Um texto sem parágrafos (com um
único, sem separação da primeira à última linha) pode prejudicar e muito sua
nota também, já que pode demonstrar um desconhecimento claro sobre como
organizar sua introdução, desenvolvimento e conclusão, características
fundamentais do gênero exigido pelo Enem, o dissertativo-argumentativo.
4. Por fim, e mais obviamente, evite
usar conectivos, advérbios, retomadas, preposições, locuções adverbiais e
conjunções de forma errônea. Cada erro ao utilizar um conectivo de consequência
ao invés de um adversativo ou relativo de lugar ao invés de um que se relacione
a pessoas ou tempo pode ir minando a nota. Daí a importância da revisão
e consolidação do conhecimento desses itens da língua!
O que acharam do artigo dessa semana? Já conheciam
a quarta competência à fundo dessa forma? Restou alguma dúvida? Contem tudo pra
gente nos comentários e até a semana que vem!
*Vanessa Christine Ramos Reck é
graduada em Letras na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e fluente em
mais três idiomas: Inglês, Espanhol e Francês.
Postado
em:
https://www.infoenem.com.br/a-quarta-competencia-na-redacao-do-enem/
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