Posted: 11 Mar 2015 10:09 AM PDT
Recentemente, propomos aqui
um estudo sobre as relações étnico-raciais que constituíram o Brasil e
tratamos da importância do tema para o Enem, já que o ensino da História
da África e da Cultura Afro-Brasileira é obrigatória por lei nos
currículos escolares.
Como prometido, trazemos hoje uma questão do
Enem 2014 sobre o tema. Leia com atenção e tente resolver. Depois
disso, confira a resolução completa do professor Bruno Picchi, formado em Geografia na UNESP.
Enem 2014 – Caderno Amarelo – Questão 1Parecer CNE/CP n° 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas. Propõe a divulgação e a produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial — descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos — para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus direitos garantidos.BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: www.semesp.org.br. Acesso em: 21 nov. 2013 (adaptado).A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusão social aa) práticas de valorização identitária.
b) medidas de compensação econômica.
c) dispositivos de liberdade de expressão.
d) estratégias de qualificação profissional.
e) instrumentos de modernização jurídica.
RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOSAlternativa A
O parecer CNE/CP n° 3/2004 é um documento que evidencia o caráter político engajado na valorização das identidades do leque étnico-racial que compõem a cultura brasileira de modo lato sensu. Esse fragmento apresenta uma grande diversidade de palavras e trechos que corroboram com a alternativa correta (letra A, “práticas de valorização identitária”), como “políticas de ações afirmativas”, “descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos” e, principalmente, na parte sobre a formação de atitudes e “posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial”.De modo geral, essa pergunta trata da valorização de nossas matrizes culturais, com destaque às matrizes europeia, negra e indígena, no processo de reconhecimento e pertencimento dos cidadãos. Também vai no sentido da criação de um respeito e valorização de manifestações étnicas tidas como minoritárias ou historicamente não valorizadas. Um exemplo é o dever por parte dos professores em trabalhar o tema África no ensino básico através de uma normativa do Ministério da Educação.A alternativa E, “instrumentos de modernização jurídica”, é uma distratora perigosa, que pode induzir o candidato em razão do fragmento da questão ser um parecer do Conselho Nacional de Educação e, principalmente, por tratar de “direitos garantidos” para a “construção de uma nação democrática”. Vale ressaltar que essa alternativa é errada em razão deste parecer ter uma natureza política, e não jurídica.
Essa resolução foi retirada das nossas Apostilas Preparatórias para o Enem.
O professor Bruno Picchi é responsável pela resolução de todas as
questões de geografia do material que contém todos os itens das últimas 6
edições do exame, resolvidas e explicadas com esta mesma perfeição! Clique aqui para saber mais sobre o material!
Postado em: https://www.infoenem.com.br
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