Na última publicação, disponibilizamos
quatro gráficos, dois deles usados pelo vestibular da UNICAMP (Universidade
Estadual de Campinas) como textos fonte, como introdução de dois textos sobre
interpretação de gráficos, já que estes são textos multimodais recorrentes em
questões e em propostas de redação em vestibulares, inclusive o ENEM que, nos
últimos anos, apresentou gráficos em suas propostas de redação.
O primeiro gráfico, intitulado “Gostaria
de ser Cientista?”, é texto fonte da proposta de redação número um do
vestibular 2012 da UNICAMP que, por sua vez, exigia uma interpretação de seus
dados a fim de o candidato produzir um comentário para um fórum de discussão na
internet.
Respostas de estudantes de vários
países à pergunta “Gostaria de ser cientista?”, apresentados em escala de 1 a
4. Quanto maior o número, maior a quantidade de respostas positivas. Em
destaque, os índices dos municípios brasileiros de Tangará da Serra (MT) e São
Caetano do Sul (SP).
(Adaptado de Ciência Hoje, nº282, v.47, junho. 2011, p.59.) VESTIBULAR
2012 UNICAMP
Juntamente com a referência da
publicação original do gráfico, há uma breve explicação sobre a metodologia de
produção do mesmo: este gráfico de barras representa as respostas de estudantes
de vários países à pergunta “Gostaria de ser cientista?”; quanto maior o
número, maior a quantidade de respostas positivas.
Podemos perceber, em um primeiro
momento, segundo a legenda, que as barras pretas representam as respostas
oriundas de meninos e as barras cinzas representam as respostas dadas por
meninas. Em um segundo momento, lemos à esquerda os nomes dos lugares onde a
pesquisa foi realizada e, em sua grande maioria, trata-se de países e, dentre
eles, há duas cidades brasileiras, inclusive em destaque: Tangará da Serra, no
Mato Grosso, e São Caetano do Sul, em São Paulo.
Os primeiros países, cujas respostas
representam os maiores números, pertencem ao continente africano – do Malavi a
Botsuana – passando para países asiáticos – das Filipinas a Israel – chegando a
Tangará da Serra, no centro-oeste brasileiro. Em seguida – da Turquia a
Islândia – temos países europeus e, em destaque, São Caetano do Sul, na região
metropolitana de São Paulo e, finalmente, mais três países europeus: Suécia,
Dinamarca e Noruega.
É nítido que os
números, no começo da lista, estão expressivos e que eles vão diminuindo e o candidato da
UNICAMP 2012 deveria inferir os motivos pelos quais as respostas são
expressivas nos países africanos e não expressivas nos países europeus.
Os países africanos são representativos
de, infelizmente, pouco desenvolvimento tecnológico e científico e,
consequentemente, de acesso difícil a novas tecnologias e é nestes países onde
os jovens mais expressaram a vontade ser cientistas. Uma possível resposta para
isso seria porque eles almejam desenvolver mais e melhor os lugares onde moram
a fim de terem mais qualidade de vida e saúde.
Já os países europeus são representativos
de grande e rápido desenvolvimento tecnológico e científico e,
consequentemente, de fácil e rápido acesso a novas tecnologias e nestes países
os jovens pouco se interessam pela carreira científica talvez por não verem a
necessidade de seguir este caminho, pois já possuem um desenvolvimento de
qualidade.
Além disso, os jovens africanos podem
idealizar o trabalho do cientista, pensando que por meio dele podem encontrar
soluções para todos os problemas e, por outro lado, os jovens europeus podem
imaginar o trabalho do cientista como enfadonho e até pouco valorizado em
determinadas áreas.
Em relação ás cidades brasileiras
destacadas, se pensarmos no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), São Caetano
do Sul é uma das cidades brasileiras com maior IDH, ou seja, ela possui uma
ótima qualidade de vida, ao contrário de Tangará da Serra, no Mato Grosso. A
primeira está localizada na região metropolitana de São Paulo e a segunda no
interior do país e, provavelmente, sua economia é pautada pela agricultura e
agropecuária.
Em relação à comparação das respostas
dadas por meninos e por meninas, salvo Uganda e Lesoto, os meninos
manifestaram uma maior vontade de ser cientistas do que as meninas e talvez
isso tenha ocorrido porque o mundo acadêmico e científico, especialmente no
campo das exatas, ainda é machista e isso já reflete em jovens que, por sua
vez, imaginam a carreira científica mais adequada aos meninos do que às meninas
por estas serem criadas, ainda, para cuidar dos outros (família).
Já o segundo gráfico publicado
retrata as respostas dadas por jovens, ao longo de um determinado período, a
uma pesquisa do canal de televisão MTV e o candidato ao vestibular 2011 da
UNICAMP deveria produzir um comentário para o site da emissora comparando os
anos pesquisados, apontando dois valores que significam uma mudança expressiva
e dois valores relativamente estáveis, e dizendo se se reconhecia ou não no
gráfico.
As legendas, neste caso, são de
fundamental importância para a compreensão correta dos dados. O ano de 1999
está representado por quadrados, o de 2005 por círculos e o de 2008 por
triângulos em uma divisão apenas que marca os 50%. Cada linha, representada por
uma letra, expressa as afirmações votadas ao longo desses três anos: 1999, 2005
e 2008.
Os valores que representam mudanças
mais significativas ao longo do período pesquisado são o B (divertir-se,
aproveitar a vida), o J (ter amigos) e o F (ter independência financeira/ter
mais dinheiro do que já tem): os jovens de 1999 e 2005 achavam mais importante
divertir-se do que os de 2008 devido o inverso ter ocorrido em relação ao item
F, já que os jovens de 2008 acham mais importante ser independente financeiramente
do que os de 1999 e 2005: quanto mais importante é ter mais dinheiro, menos
importante é sair para se divertir, pois o trabalho é a prioridade. E, talvez
também por conta disso, os jovens de 2008 tenham dado menos importância para
ter amigos, no item J.
Já os valores relativamente estáveis
mais evidentes ao longo dos anos estudados são o K (ter uma carreira, uma
profissão, um emprego) e o D (ter beleza física/ser bonito), pois os símbolos
representativos dos três anos estão sobrepostos. Por sua vez, os valores I
(viver em uma sociedade mais segura, menos violenta), A (ter união familiar,
boa relação familiar), H (viver em um país com menos desigualdade social/viver
numa sociedade mais justa), C (ter fé/crer em Deus), G (ter uma vida tranquila,
sem correrias, sem estresse) e E (ter mais liberdade do que já tem) também
representam valores estáveis, mas esta estabilidade é menos evidente.
Finalmente, mas não menos importante,
os dois últimos gráficos expressam o que a beleza física representa para
os jovens. Por exemplo, 28% dos jovens entrevistados declararam que o mais
importante em seus namorados(as) é a beleza física e 75% das adolescentes não
estão satisfeitas com o seu peso. A grande maioria usa produtos de beleza,
assim como vão aos salões de beleza e ser bonito é o primeiro requisito para
ser popular entre os amigos.
As cirurgias plásticas mais procuradas
por jovens entre quatorze e dezoito anos são, em primeiro lugar, a rinoplastia,
ou seja, a cirurgia plástica no nariz, seguida da lipoaspiração, da cirurgia
nos seios e nas orelhas de abano, respectivamente.
Após estas análises, podemos concluir
que é imprescindível estar atualizado e ter conhecimento das demais áreas do
conhecimento para compreender e interpretar, corretamente, um gráfico. O
primeiro gráfico, por exemplo, exigia conhecimentos e informações advindos da
Geografia.
Até a próxima semana!
Posted: 18 Feb 2016 06:46 AM PST
Em: https://www.infoenem.com.br
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