quarta-feira, 9 de julho de 2014

No ar!!!

Bom dia!

Comunicamos a Comunidade Escolar BCS e ao público em geral que, a partir desta data, voltamos a operar com postagens de temas de caráter educativo, com destaque para os que dizem respeito ao ENEM 2014.



 
Posted: 08 Jul 2014 06:50 AM PDT

Após o término do período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, muitos participantes entram em contato com o nosso portal na expectativa de fazer uma alteração no seu respectivo cadastro para que possam mudar o local de realização das provas, que ocorrerão nos dias 8 e 9 de novembro com início às 13h00min, horário oficial de Brasília-DF.
Infelizmente essa mudança neste momento não é mais possível. De acordo com o edital do exame, publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a alteração do local de realização das provas só pode ser feita dentro do prazo de inscrição do Enem, que foi encerrado no dia 23 de maio.
Entendemos que diversas pessoas, pelas mais variadas razões, muitas vezes necessitam dessa mudança. Entretanto, acreditamos que nem adianta tentar entrar em contato com os órgãos responsáveis para tentar realizar a alteração, visto que a regra consta em edital e a mesma necessita ser respeitada plenamente.
O motivo dessa falta de flexibilidade por parte do Inep, autarquia responsável pela organização do Enem, certamente é a complexidade de toda a logística que envolve a preparação do exame, desde a impressão das provas até a distribuição dos pacotes. Para se ter uma ideia, segundo dados oficiais do MEC, a edição deste ano do Enem conta com mais de 8,4 milhões de participantes confirmados.


 
Posted: 08 Jul 2014 05:40 AM PDT

Os candidatos pré-selecionados em segunda chamada à bolsas de estudos ofertadas pela segunda edição do Programa Universidade para Todos (ProUni) deste ano têm até o próximo dia 11, sexta-feira, para comprovar as informações fornecidas ao sistema no ato da inscrição.
Esses estudantes devem ficar atentos ao prazo, já que a não comprovação dos dados dentro do período estipulado resultará na perda automática do direito à bolsa. Conforme consta em edital, é de total responsabilidade dos participantes a consulta dos selecionados, o cumprimento dos prazos estabelecidos e o acompanhamento de possíveis mudanças, sob pena de perda do benefício.
Os pretendentes que ainda não conseguiram uma bolsa em nenhuma das duas chamadas terão os dias 21 e 22 de julho para integrarem a lista de espera. Para estes, a comprovação das informações, que também será feita através da apresentação de documentos, será nos dias 29 e 30 de julho. Conforme as regras do prouni, nesta etapa será permitido participar da lista apenas utilizando a primeira opção de curso, realizada pelo candidato na hora da inscrição.
O prouni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de educação superior a pessoas de baixa renda. O programa, que utiliza o desempenho no Exame Nacional do Ensino médio (Enem) para selecionar os beneficiados, ofertou nesta edição de meio de ano mais de 115 mil bolsas, entre integrais e parciais (50%).


 
Posted: 07 Jul 2014 02:06 PM PDT

De acordo com anuncio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), realizado nesta última quarta-feira (dia 02), o governo federal irá recorrer da decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que suspende a exigência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para candidatos à bolsas no programa Ciência sem Fronteiras (CsF).
Isso porque, em março, Jirair Aram Meguerian, desembargador federal da 6.ª Turma do TRF-1, deferiu em caráter de liminar o mandado de segurança impetrado pelo estudante de engenharia Frederico Meyer Prado, de 24 anos, que reivindicava o direito de poder disputar bolsa do do CsF mesmo não tendo realizado o Enem. Já no dia 02 de junho, a 6ª turma do TRF-1 decidiu dar acórdão favorável ao estudante mineiro. Com isso, a medida foi estendida a todos os estudantes que pretendem concorrer a bolsas do programa, ao acrescentar no processo a jurisprudência da 5ª turma do tribunal, que também já havia manifestado o mesmo entendimento.
Para Claudio de Moura Castro, ex-diretor da Capes – agência federal que coordena o CsF. “O Enem é um dos melhores requisitos que existe para selecionar estudantes para o intercâmbio no Ciência sem Fronteiras. Ele é um critério que valoriza a meritocracia, sim”, garante Castro.
Em nota publicada no último dia 03 de julho, o MEC reafirmou a exigência do Enem como requisito para o CsF. De acordo o site, “o Enem é o instrumento mais adequado para selecionar os universitários que irão se aprimorar no exterior. Dentre vários critérios de seleção, um deles é a obtenção de nota mínima de 600 pontos no exame.”
O programa Ciência sem Fronteiras, entre intercâmbio e mobilidade internacional, já concedeu 83,2 mil bolsas de estudos para alunos de graduação e pós-graduação se aperfeiçoarem em 43 países nas áreas de engenharia, tecnologia, ciências biológicas e saúde.
Até 2013, o desempenho no Enem era utilizado apenas como critério de desempate no CsF. Entretanto, no ano passado, o MEC alterou as regras do programa (veja a matéria), deixando o exame como pré-requisito para a os candidatos poderem disputar as bolsas. De acordo com as novas regras, apenas estudantes que tenham realizado edições anteriores do Enem que remontam até 2009 e que tenham tirado, pelo menos, 600 pontos podem participar. Quem prestou o exame antes de 2009 está automaticamente impossibilitado de participar do programa.

Fonte: Portal Infoenem 
http:// www.infoenem.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário