20/07/2018
Por Matheus Andrietta
Certamente os candidatos já sabem que o modelo de teste do Exame Nacional do Ensino Médio
traz 180 questões objetivas divididas em 4 áreas (45 itens para cada):
Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática.
Também já devem conhecer que cada exercício de múltipla escolha traz cinco
alternativas e apenas uma correta.
Mas afinal, como e por quem são elaboradas as
questões do Enem? Veja a resposta entendendo os 10 passos para criação de
uma questão do exame, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela sua organização e
aplicação.
1. Liberação de um Edital Específico
divulgado as regras e datas de uma chamada pública para seleção de
colaboradores que irão elaborar os itens. Normalmente tais colaboradores são
professores do corpo docente de universidades públicas, especialmente as
federais;
2. Após seleção dos colaboradores
que farão os itens, os mesmos são submetidos a um curso de capacitação
ministrado por equipes de especialistas nas quatro áreas objetivas avaliadas
pelo exame, de forma a alinhar os critérios estabelecidos pelas matrizes de
referência;
3. Neste terceiro passo as questões
são formuladas de fato, de acordo com os parâmetros definidos pelo Inep na
etapa anterior;
Cada item passa pelo crivo de um revisor técnico–pedagógico,
o qual verifica se os critérios foram atendidos;
5. Depois da aprovação do revisor,
as questões passam por nova conferência, desta vez por especialistas
(convidados) das áreas do conhecimento envolvidas. Estes têm como função
chancelarem ou não as modificações feitas pelo elaborador e revisor;
6. Numa terceira etapa de avaliação
das questões, membros do próprio Inep, também especialistas, aprovam ou
reprovam o item elaborado, para que possa ou não compor o Banco Nacional de
Itens (BNI), que alimenta as provas do Enem;
7. Encerrada a criação da questão,
ela passa pelo chamado pré-teste, em que é aplicada juntamente com
outros itens do BNI a uma amostra populacional com características semelhantes
à do público–alvo do Enem. Esta fase é fundamental, pois é nela que serão
definidas algumas variáveis imprescindíveis para a Teoria da Resposta ao Item (TRI), como a
dificuldade, o grau de discriminação e a probabilidade de acerto ao acaso da
questão;
8. Em mais um momento de avaliação,
as questões são analisadas do ponto de vista psicométrico e pedagógico.
Aquelas que atendem aos critérios desejados são encaminhadas para uso nas
provas de fato, enquanto as outras são desconsideradas ou direcionadas para
melhorias;
9. Os itens que passam pelo crivo
anterior ficam disponíveis no banco nacional para serem utilizados no Enem;
10. O último passo consiste na
escolha dos itens do banco que irão compor uma edição do exame nacional. Nesta
seleção, além dos índices psicométricos obtidos no pré-teste, também são
levados em conta o conteúdo abordado, a temática e a habilidade exigida.
Fonte: enem.inep.gov.br
Postado em:
https://www.infoenem.com.br/saiba-como-sao-elaboradas-as-questoes-do-enem-em-10-passos/
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