Posted: 29 Jan 2015 10:03 AM PST
A prova de redação do Enem faz parte da
matriz de referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, já que esta
abrange os conteúdos de Língua Portuguesa como gramática normativa,
interpretação de textos e produção textual. O exame segue a tradição da maioria
dos vestibulares do país: incluir uma avaliação de produção textual que, na
verdade, não avalia apenas a escrita do candidato, mas também a leitura.
A prova redação está presente no Enem
desde a sua primeira edição (1998) e tem como característica abordar temas com
viés social, voltados para as realidades política e história do Brasil e, por
isso, tem como especificidade buscar uma proposta de intervenção social por
parte do candidato, a qual abordaremos a seguir.
Os temas de todas as propostas de redação
do Enem, desde sua concepção até o ano de 2014 foram:
- 1998: Viver e aprender
- 1999: Cidadania e participação social
- 2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio social
- 2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
- 2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?
- 2003: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?
- 2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
- 2005: O trabalho infantil na sociedade brasileira
- 2006: O poder de transformação da leitura
- 2007: O desafio de se conviver com as diferenças
- 2008: Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivos financeiros a proprietários que deixarem de desmatar ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar?
- 2009: O indivíduo frente à ética nacional
- 2010: O trabalho na construção da dignidade humana
- 2011: Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado
- 2012: Movimento imigratório para o Brasil no século XXI
- 2013: Os Efeitos da Implantação da Lei Seca no Brasil
- 2014: Publicidade Infantil em Questão no Brasil
Podemos dizer que até 2003 os temas
eram abordados de uma forma mais abrangente e generalizada e que a partir de
2004 essa abordagem passou a ser mais específica e detalhada, focando um
determinado aspecto. Porém, desde o início do Enem, os temas têm enfoque
social, abordando assuntos fundamentais como cidadania, direitos humanos, meio
ambiente, educação, convívio social, ética, política, liberdade, comunicação
etc. Por vezes, um mesmo tema abrange vários destes subtemas; por exemplo, o tema da prova de 2007 “O
desafio de se conviver com as diferenças” engloba a questão da discriminação,
dos inúmeros preconceitos (que, infelizmente, ainda estão enraizados na
sociedade, não só brasileira) e, portanto, do convívio social e da liberdade de
expressão, tanto corporal, sexual, religiosa, de informação, dentre outras.
Com esta postura, o Enem nos mostra que
objetiva que os candidatos, além de argumentarem fortemente a favor do seu
ponto de vista, atuem como sujeitos autônomos, protagonistas dos seus discursos
e cidadãos, não apenas como sujeitos passivos que não tenham nada a dizer, nada
a ajudar. A escola, como instituição, tem o dever de formar cidadãos
conscientes, proativos e protagonistas de suas vidas e de seus dizeres, já que
todos nós temos (e muito) o que falar.
Para tanto, manter-se atualizado acerca
das pautas cotidianas atuais, com viés social, é fundamental, já que a tradição
é a de abordar temas sociais e atuais, como por exemplo, os efeitos da implementação da Lei Seca
no Brasil, como foi o caso do Enem 2013.
Como dissemos anteriormente, desde seu
nascimento, o exame traz como propostas de redação temas sociais e nacionais,
isto é, que dizem respeito ao Brasil e à sociedade brasileira; portanto,
podemos descartar, para a prova de produção escrita do Enem 2015, temas e acontecimentos internacionais.
Voltando ao Enem 2012, a questão da
imigração para o nosso país neste século tem a ver com ocorrências
internacionais, como a devastação do Haiti, a crise na Zona do Euro, a busca
por qualidade de vida dos latinos – americanos (como bolivianos e colombianos,
por exemplo, que buscam melhores condições de vida e de trabalho no nosso
país), mas relacionados ao Brasil, não isolados em seus países. Assim, temas
internacionais podem, sim, servir como panos de fundo para o tema da redação do
Enem, que, por sua vez, é sempre relacionado ao nosso país.
*CAMILA DALLA POZZA
PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual
de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo
funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi
corretora de redação em importantes universidades públicas. Além disso, também
participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive
prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Infoenem
http://www.infoenem.com.br
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