Posted: 11 Dec 2014 07:43 AM PST
Vários leitores estão nos enviando
mensagens com perguntas acerca do cumprimento da proposta de redação do Enem
2014 cujo tema foi “A publicidade infantil em questão no Brasil”. Como este tema foi surpresa para a maioria dos candidatos que
prestaram a 16ª edição do exame, muitos estão com receio de terem, com seus
textos, obtido notas aquém do esperado ou até tangenciado ou fugido do tema.
No entanto, este cenário desesperador
poderia ser amenizado se o Ministério da Educação (MEC) juntamente com o
Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgasse o que
muitas universidades divulgam: as expectativas da redação do Enem 2014.
Normalmente, dias após o vestibular, as universidades divulgam para os candidatos daquele exame e para as demais pessoas que pensam, um dia, em serem candidatos a expectativa da banca elaboradora acerca da proposta de redação. Neste documento, a banca esclarece seus objetivos e, sem maiores detalhes para não prejudicar a correção, comenta o que esperava dos textos, ou seja, quais eram as expectativas ao criar a proposta de produção textual.
Deste modo, escolas, cursinhos
pré-vestibulares e candidatos têm uma ideia de quais foram as expectativas e,
consequentemente, os objetivos e intenções da banca elaborada de determinado
vestibular. Com esta noção, o tema da proposta de redação pode ser melhor
trabalhado em sala de aula não só no ano daquela edição da prova, mas também
nos anos seguintes.
O Enem poderia divulgar as expectativas
das suas propostas de redação e, portanto, situar os milhões de candidatos em
todo o Brasil que se questionam se tomaram as melhores decisões e se abordaram
o tema como esperava a banca.
Caso as expectativas das propostas de
redação do Enem fossem divulgadas, o processo avaliativo e de correção seria
mais transparente, algo que tanto se pede há muito tempo.
* CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade
Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação
exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e
Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas. Além
disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais
didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).
Postado em: InfoEnem
http://www.infoenem.com.br
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