Posted: 25 Sep 2014 12:00 PM PDT
O Enem 2014 está se aproximando e este é um bom
momento para desmistificarmos algumas falácias acerca da sua prova de
redação.
Uma ideia falaciosa que há muito
tempo está entre alunos é a de que existem teses corretas, que devem ser
colocadas em dissertações-argumentativas, e teses erradas, que devem ser
evitadas. No que diz respeito ao Enem, muitos acreditam que teses que vão
contra o Governo Federal não devem ser escritas, já que o exame é uma
política pública de ensino e de acesso à universidade do Governo Federal.
Em vestibulares sérios e no Enem as
bancas elaboradora e corretora não esperam uma determinada tese, já que
qualquer opinião pode ser posta e defendida, desde que haja consonância entre
a redação e a proposta e fundamentação consistente em argumentos e estratégias
argumentativas.
Porém, isto não significa que toda e
qualquer tese possui o mesmo peso em uma proposta de redação. Teses óbvias,
pautadas no senso comum ou em preconceitos, por exemplo, não possuem um bom
potencial, já que não são originais, são facilmente derrubadas e ferem os
direitos humanos.
Assim, o candidato deve escolher uma
tese defensável, mas que se distancie do senso comum, pois estas não
demonstram uma adequada capacidade argumentativa. A tese ideal é aquela que
se aprofunda no tema, desenvolvendo-o de uma maneira objetiva, mas completa;
a tese ideal é aquela que explora o tema e o aproveita da melhor forma
possível.
Elaborar teses a respeito de assuntos
polêmicos ajuda a analisarmos e a refletirmos acerca dos nossos pontos de
vista e do nosso embasamento argumentativo, já que o objetivo de uma
dissertação-argumentativa é convencer o leitor.
Temas como descriminalização da
maconha e demais drogas, legalização do aborto, diminuição da maioridade
penal, casamento homoafetivo, racismo, preconceito religioso, estado laico
etc estão em alta, principalmente neste período eleitoral, e devem ser
tratados profundamente, sendo explorados em todas as suas instâncias e
aspectos.
*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual
de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo
funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação.
Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas. Além
disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais
didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).
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Fonte: InfoEnem
http://www.infoenem.com.br
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