Posted: 12 Oct 2017 06:36 AM PDT
Semana passada recebemos uma mensagem
da leitora Sildiana Lourenço que está com dúvidas sobre como proceder caso o
tema da proposta de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) esteja em
forma de pergunta. Como acreditamos que esta pode ser uma dúvida de mais
leitores, dedicaremos este texto a saná-la. A mensagem da Sildiana, a qual
agradecemos a participação, é a seguinte:
Se porventura nesse ano o Enem exigir
um tema de redação em forma de pergunta, qual é o esquema que devo adotar?
Posso fazer na introdução a problemática e responder a pergunta e os argumentos
irem em cima das respostas ou devo fazer a estrutura normal com problemática,
causas e consequências no desenvolvimento e proposta de intervenção?.
A resposta para a pergunta do tema,
juntamente ou não com a escolha, deve estar presente no texto e isso pode ser
feito de diferentes formas. Esta resposta pode ser a tese, o ponto de vista que
será defendido no texto e, neste caso, pode já ser apresentado na introdução da
dissertação-argumentativa e depois desenvolvida em argumentos e estratégias
argumentativas no desenvolvimento da redação. Por outro lado, a resposta à
pergunta do tema pode estar na conclusão do texto, após a análise, avaliação e
argumentação sobre o tema propriamente dito.
No caso de o tema apresentar opções de
escolha, como já dissemos, o candidato deve fazer sua escolha, deixá-la explícita
na redação e pode usar a opção não escolhida como instrumento para um
contra-argumento, algo muito valioso em uma dissertação-argumentativa.
Obviamente, no caso do Enem, a proposta
de intervenção social deve estar de acordo com o tema e, nesta circunstância,
com a resposta e/ou escolha do candidato ao desenvolvê-lo.
Aliás, desenvolver uma tese e planejar
e organizar uma dissertação-argumentativa não é a mais fácil das tarefas,
principalmente para alunos no fim do Ensino Fundamental II e do início do Ensino
Médio, mas há uma técnica que envolve perguntas e respostas que pode ajudar.
Caso o tema não seja em forma de
pergunta, o primeiro passo é transformá-lo em uma. Por exemplo, se analisarmos
o tema da segunda edição do Enem 2016 – Caminhos para se combater o racismo no
Brasil – faremos o seguinte planejamento:
– Caminhos para se combater o racismo
no Brasil
- Transforma o tema em pergunta: Quais caminhos podemos tomar para combater o racismo no Brasil?
- Responda a pergunta; sua resposta será seu ponto de vista a ser defendido no texto;
- Fundamente e embase sua tese em um argumento principal; este explicará ao leitor o motivo pelo qual você formulou este ponto de vista;
- Seu argumento principal pode ser melhor desenvolvido por meio de estratégias argumentativas;
- Na conclusão, exponha a proposta de solução.
Caso o tema já esteja em formato de
pergunta, basta respondê-la e seguir o esquema acima no momento de escrever o
rascunho, pois é nele em que devemos organizar e planejar o nosso texto.
Além disso notem que, na pergunta
formulada a partir do texto, não formulamos questões como “Há racismo no
Brasil?” ou “O que é racismo?”, pois do modo como o tema foi escrito a banca
elaboradora do Enem pressupõe que o candidato saiba o que é racismo e concorde
com a afirmação de que há racismo no Brasil. Isso significa que o candidato que
argumentou que não há racismo no país ou que relativizou, no mínimo, tangenciou
o tema.
Até a próxima semana!
*CAMILA DALLA POZZA
PEREIRA é graduada e mestranda em
Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente
trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua
Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes
universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções
de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da
Educação (MEC).
Postado em;
https://www.infoenem.com.br/
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