Posted: 17 Sep 2015 07:52 AM PDT
Atualmente, todos são cientes do papel que as redes sociais exercem na
vida cotidiana das pessoas, já que, a cada dia que passa, estamos cada vez mais
conectados e, por meio do Facebook, por exemplo, conversamos com nossos amigos,
colegas, familiares por meio de postagens e participações em grupos. Esta mesma
rede social também é uma ferramenta muito usada por empresas e órgãos públicos
que buscam divulgar, entre os usuários, ações dos mais diversos tipos, assim
como as pessoas que trabalham nessas instituições.

Extraído de http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/enem-e-vestibular/ministro-da-educacao-da-bronca-em-aluno-no-facebook-17438314.
Acesso em 16/09/2015.
O ministro afirma que a maioria das mensagens que recebe é boa, admite a
falta de tempo de responder a todas, mas mostra-se indignado com o pedido
enviado pelo candidato ao Enem 2015, com toda a razão.
Deixando de lado a discussão sobre a escrita da mensagem por parte do
candidato, a resposta de Janine não poderia ser melhor ao citar a ética como
objeto de estudo e como prática social. O ministro é especialista no assunto,
possui livros publicados sobre o tema e, em um comentário feito em sua própria
publicação, esclarece que “Antes que alguém entenda (!?) que ética será o tema
da redação, informo: eu não tenho a menor ideia. Não passou por mim”.
Inferimos que a pessoa que enviou a mensagem com o pedido do tema da
proposta de redação do Enem 2015 foi, no mínimo, muito ingênua ao pensar que o
ministro da educação fosse informá-la sobre algo. Mesmo que soubesse, a ética
em manter o sigilo acerca do tema da prova de redação deve ser mantida por
todos os envolvidos. Além disso, o candidato demonstra desconhecer a dinâmica
de produção de um exame como o Enem ao achar que Janine sabia de alguma coisa.
O Ministério da Educação, juntamente com o Inep (Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) mantém várias equipes que são
responsáveis por todas as ações e apenas a mais alta cúpula do grupo que é
responsável pelo Enem tem conhecimento acerca do tema da proposta de redação;
fora isso, no momento da impressão do exame, deve haver o máximo cuidado para
não haver, novamente, vazamento da prova.
Broncas ministeriais a parte, sabemos que a grande maioria dos
candidatos ao Enem e a qualquer exame ou vestibular que apresente uma proposta
de redação fica muito ansiosa em relação ao tema e, por isso, a preocupação é
grande, mas pensamos que as pessoas devem se preocupar, realmente, em escrever
um texto coeso, coerente, fluido, com progressão temática, organizado e
planejado. Não adianta nada saber, previamente, o tema da redação se a
escrita é circular, mal planejada, incoerente, contraditória e com falta de
coesão. Além disso, a coletânea de textos motivadores apresenta o tema ao
candidato que, por ventura, não o conheça e por isso a leitura também é
fundamental, já que uma prova de redação sempre avalia leitura e escrita.
Ressaltamos que continuaremos publicando textos que abordam e exploram possíveis temas de redação, mas enfatizamos o quanto a
preocupação em ler e escrever deve ter prioridade nos estudos dos candidatos do
Enem 2015.
*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e
mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao
ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em
importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações
e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao
Ministério da Educação (MEC).
**Camila é colunista semanal sobre redação do nosso portal.
Seus textos são publicados todas as quintas! Também é uma das professoras do Programa de Correção de Redação do infoEnem.
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